Triquicibernautas

28/04/2016

Já tinha ficado em diário de turma que iríamos desenhar e pintar a mãe, com uma técnica diferente, ou com inspiração num pintor.
Então a nossa professora mostrou-nos algumas técnicas e algumas imagens de pintores e decidimos (re)visitar Picasso. Vimos este slidshare sobre a sua arte...E ficamos a perceber as várias fases deste Pintor.
Decidimo-nos pelo CUBISMO e analisamos cuidadosamente estas pinturas.


Foi nelas que nos inspiramos para desenhar as nossas mães. Primeiro desenhamos a "Cara Torta" e mesmo os nossos amigos mais novos estiveram muito bem.


Depois pintamos com lápis de cera, com cores bem coloridas.


O acabamento foi feito com aguarelas.

E de repente fizemos Poesia...Como disse Picasso - "A pintura nunca é prosa. É poesia que se escreve com versos de rima plástica."





Esperamos que as nossas mães, gostem de se ver assim retratadas!

27/04/2016

Hoje foi dia de ginásio e divertimo-nos bastante, (como de costume) mas por incrível que pareça a máquina fotográfica ficou esquecida. Mas nem só de ginásio "vivemos hoje", até porque o dia da mãe aproxima-se e nós já aqui dissemos, que temos andado a preparar este dia. Estamos em conjunto com parceiros europeus... Grécia; Itália; República Checa; Eslováquia; Polónia e Turquia no projeto eTwinning "Mother`s day Project e temos estado a desenvolver atividades em parceria, que vamos metendo no nosso espaço "TwinSpace", das quais apenas podemos deixar aqui um "pequeno cheirinho", porque senão as nossas mães são "Mães Moscas" e percebem logo tudo.

O que podemos dizer é que gostamos muito desta canção sobre a mãe, da professora Alda Casqueira Fernandes. Já a cantamos, como se fossemos um verdadeiro coro!


Estamos prontos para a cantar no dia 2 de Maio!

26/04/2016

Inserido no projeto "Constrói@Ciência", que tem como objetivos promover a construção de modelos, maquetes e demonstração de aspetos científicos pelos alunos, pais e professores, para facilitar o entendimento de fenómenos e acontecimentos...


...O Pai do Gabriel decidiu construir uma "Cidade Eólica" e hoje veio mostrar-nos como isto funciona.







 Mais tarde, o Gabriel foi explicar este projeto à Turma D.


Gostamos muito deste projeto e percebemos muito bem como funciona a energia eólica. Obrigada ao pai e ao filho.

25/04/2016

Há já vários anos que o Centro Escolar de S. João participa no dia 25 de abril, na prova de atletismo promovida pela G.R.A.S.A., de Santo Adrião.
Para nós foi a primeira vez, até porque só este ano passamos a fazer parte deste centro escolar. A nossa turma esteve representada pelo Gabriel...
 Que na sua categoria obteve o primeiro lugar...
Como tal subiu ao pódio e exibiu um belo sorriso pela sua conquista. Parabéns campeão!

Nas outras categorias, o Centro Escolar de S. João subiu várias ao pódio, detendo assim o recorde de melhor escola em prova. 
Parabéns a todos!

Nota: Fotos - Créditos à EcoEnxertos EB Enxertos

22/04/2016

Hoje começamos o dia  a falar de um Tesouro...Jóias? Diamantes? Moedas de ouro? Nada disso... Falamos de um tesouro muito especial...A Liberdade. Na próxima segunda-feira é feriado e como tal não vimos para a escola. Mas é feriado porquê? O dia 25 de abril  é um dos dias comemorativos que não devemos deixar passar em branco.
Então a nossa professora contou-nos a história "O tesouro" de Manuel Antóno Pina, que fala do 25 de Abril e do "País das Pessoas Tristes, que não tinham Liberdade."
Adoramos as imagens e ouvimos com atenção a história e alguns de nós lembraram-se do que falamos no ano passado, tanto que o Afonso S. disse logo o nome de "Salazar" e o Afonso F. falou do que os avós lhe tinham contado sobre o tempo do "País das pessoas tristes, onde as crianças eram também tristes".




Enquanto íamos ouvindo a história, íamos colocando questões e refletindo sobre esta parte da história de Portugal e sobre as pessoas das nossas famílias, que fizeram parte deste "País de Pessoas Tristes". Falamos de Salazar, de Marcelo Caetano (o substituto) da Pide, das escolas só para meninas ou meninos, da pobreza, da tristeza, da falta da televisão e dos livros, e da falta de tantas brincadeiras que fazemos hoje. 
De seguida vimos este filme que adoramos e pedimos para repetir. Chama-se "25 de abril num minuto" e é só clicar em cima desta hiperligação 25 de abril num minuto para verem aí em casa. Foram 90 minutos de puro prazer (disse a nossa professora), pois fomos muito assertivos em tudo o que questionamos e nas observações que fizemos.
Depois...Bem depois, demos asas à nossa criatividade e desenhamos a nossa LIBERDADE ...
E a nossa LIBERDADE É: LIBERDADE É PODER BRINCAR E CANTAR, DANÇAR E ESTAR COM OS AMIGOS...
...A LIBERDADE É UM LUGAR FELIZ.
...LIBERDADE É PODER FALAR , LER E VER TELEVISÃO.
...LIBERDADE É PODER BRINCAR
...LIBERDADE É AMOR
... LIBERDADE É FALAR ...CANTAR.
... LIBERDADE É BOM PORQUE ME FAZ SORRIR.
... LIBERDADE É CANTAR.
 ...LIBERDADE É UM LUGAR FOFO.

E a LIBERDADE também foi pintada com as mãos dos mais pequenos da sala, com ajuda dos mais velhos...


... E com frases de alguns de quatro dos nossos amigos de 5/6 anos . "LIBERDADE É NÃO SER PRESO E PODER CRESCER COMO A PAPOILA".
LIBERDADE É VOAR COMO A GAIVOTA.
LIBERDADE É DESCOBRIR COISAS NOVAS...É SER AVENTUREIRO.
LIBERDADE É PODER ESTAR FELIZ E NÃO TER MEDO.

LIBERDADE É UMA GAIVOTA QUE VOAVA, VOAVA...

Bom fim de semana e bom feriado!

21/04/2016

No dia 16 de abril, comemorou-se o Dia Mundial da Voz. Hoje esteve connosco a Cátia, uma terapeuta da fala, que nos veio contar a história do “Gabriel o Galo Cantor”, para nos sensibilizar para os problemas da voz. 
O Gabriel é um galo que adora cantar. Tal como nós, ele utiliza a voz todos os dias! O Galo Gabriel canta todas as manhãs, sem nunca dar descanso à sua voz, até que um dia… O Galo Gabriel, vaidoso, cantador e falador, acaba por perder o seu bem mais precioso! Mas com a ajuda da Galinha Maria tudo se a tudo se vai resolver…”





Nós entendemos muito bem esta história, até porque no final soubemos refletir sobre o que era bom e mau para a voz.



No final fizemos um jogo para consolidar os conceitos que tínhamos apreendido com a história.
Por sorteio fomos escolhidos alguns de nós, para fazermos o jogo, mas no fundo todos jogamos.
E ficamos a saber:
- Não se deve pigarrear (sensação de limpar a garganta). É muito grave. Quando se faz uma limpeza da garganta (pigarro) isso vai causar um trauma no movimento das cordas vocais, podendo levar a lesões. Para não se pigarrear, momentaneamente, pode beber-se um gole de água, ou um copo de chá.
- Não beber bebidas gaseificadas.
- Quando se está constipado e/ou rouco não se pode continuar a falar ou a cantar.
- O quente e o frio, seja no ambiente, seja nos alimentos, não fazem mal às cordas vocais. Por isso não devemos beber bebidas nem muito quentes nem muito frias.
- Não se pode gritar sistematicamente.
- Sussurrar durante muito tempo também não é bom para a voz, porque apesar da falta de intensidade da voz, utiliza-se todo o mecanismo das cordas vocais.
- Devemos comer muitas maçãs.
- Beber muita água.

- Descansar e dormir bastante.

Foi uma atividade muito interessante. Muito obrigada Cátia e Lancaster College!

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.