No plano do dia constava fazer uma abordagem ao "Halloween", tudo porque apareceram por aqui uns Triquiteiros com alguns elementos alusivos ao tema.
Mas o que é isto do Halloween? Parece que é "andar de casa em casa, a pedir guloseimas." e vestir de "Bruxas, fantasmas, monstros, esqueletos". Mas porquê?
Ora vamos por partes. Primeiro vamos conhecer as tradições portuguesas em relação a este dia. Ficamos a saber que o dia 31 de Outubro, é considerado o último dia de verão, e que neste dia é tempo de guardar as roupas de verão e pegar nas de inverno, além de se colocar nas casas, para assustar os fantasmas (que possam aparecer), objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, diabinhos, aranhas, etc.
Que em Trás-os Montes, se faz uma queimada, que simboliza a saída do verão e a entrada no Inverno. As pessoas vestem-se de diabos, bruxas, vampiros, etc, para animarem a noite.
Lá mais para a zona de Lisboa e nas ilhas, a tradição da noite de 31 de Outubro, chama-se “Pão por Deus”, que teve origem em Lisboa em 1756 (1 ano depois do terramoto que destruiu Lisboa). Em 1 de Novembro de 1755 aconteceu o terramoto que destruiu Lisboa, no qual morreram milhares de pessoas e a população da cidade, que era na sua maioria pobre, ainda mais pobre ficou. (Foi muito interessante vermos este pequeno vídeo sobre o terramoto de Lisboa, o que adoramos).
Nessa altura as
pessoas, passaram a percorrer a cidade, batiam às portas e pediam que
lhes fosse dada qualquer esmola, mesmo que fosse pão. E as pessoas pediam:
"Pão por Deus". Atualmente, são as crianças que em grupinhos de manhã
bem cedinho, no dia 1 de novembro, saem à rua para pedir o "Pão por
Deus", aos vizinhos e familiares que lhe dão,
normalmente, rebuçados, dinheiro, fruta, chocolates, nozes,
castanhas, doces. Os nossos amigos da sala amarela de Gradil, fazem isso neste dia... ainda ontem estavam a confeccionar os sacos para hoje irem pedir o "Pão por Deus".
( créditos -https://www.facebook.com/salamarelajigradil/ )
( créditos -https://www.facebook.com/salamarelajigradil/ )
Ora, toda esta informação foi absorvida da parte da manhã. De tarde, recebemos a mãe do AP, que é professora de Inglês e nos veio esclarecer sobre o "Trick or Treat", (dos países anglófonos) doce ou travessura, que é como quem diz: ou me dás algo para a boca, ou faço-te trinta por uma linha.
Mas porque se faz isto? Porque há mais de 2000 anos, os povos celtas comemoravam o fim de verão (ora lá está, como nós fazemos) numa celebração chamada de "Stamhain", na passagem do dia 31 de outubro para 1 de novembro. E nessa noite só saiam à rua se estivessem mascarados de fantasmas. Mais tarde, a igreja católica substituiu o "Stamhain", pelo "All Hallows Eve", ou seja noite de todos os santos. E não é que esta era uma tradição da Europa e que viajou para a América e mantém-se nos dias de hoje.
E em Inglaterra, como se festeja?
E o que se canta? (esta já a sabemos cantar muito bem)
E esta também.
Mas no dia de Halloween em Inglaterra, também se fazem muitos jogos e experiências. Foi o que fizemos. Experiências com fantasmas... Jogos como o : "Pin the Tail on the witch Cat" o de olhos vendados e ainda o "Toilet Paper Mummy" e ficamos umas autênticas múmias.
Nesta atividade foi sempre utilizada a língua inglesa. Foi uma boa forma de aprendermos uma nova língua e percebermos uma tradição dos países de língua inglesa, mas que cada vez mais nos entra porta dentro. Não alimentamos esta festividade, mas é sempre bom conhecer outras culturas.
No final da atividade ainda tivemos direito a uma doçura...Uma bolacha de Halloween.
Muito obrigada Mãe Sílvia... Uma atividade de articulação que nos encheu o coração.
Happy "All Hallows Eve".