Para todos os amigos e seguidores votos de um Ano Novo, repleto de Novas ESPERANÇAS, e de SONHOS a concretizar. Que seja um novo COMEÇO!!!
30/12/2011
18/12/2011
E como foi devidamente informado, a festa de Natal, realizou-se na passada sexta-feira pelas 20horas no salão paroquial de S. João.
Foi uma festa simples, mas muito bonita. Contou com a participação das crianças das quatro salas, que cantaram canções alusivas ao Natal.
Houve ainda um grupo de crianças das quatros salas que dançaram...
Esta festa foi feita em articulação com a Associação de pais, e estes empenharam-se imenso para que tudo estivesse de acordo com o momento.
Depois da "atuação" das crianças, foi a vez do pessoal docente e não docente, dramatizarem a história da Carochinha pelo mundo... Uma história que nos falava do valor da amizade.
Finalmente, a Associação de Pais brindou-nos com uma peça de teatro, música e dança, onde se recreava o dia a dia da equipa educativa do Jardim de Infância de S.João. Foi um momento de sátira, mas muito bonito e divertido.
Foi também pela mão da Associação de Pais que chegou o Pai Natal para dar prendas a todas as crianças... ! Ainda foi distribuído um lanche por todos... Muito obrigado!!!
E badalim, badalim, a festa chegou ao fim...
15/12/2011
E a festa de NATAL dos Triquiteiros e amigos é já amanhã dia 16 de Dezembro, pelas 20 horas no Salão Paroquial de S. João. Contamos com a presença de todos, até porque acho que o Pai Natal vai aparecer também. E eu já vou estar com a minha "pequenada triquiteira". Até logo e "A todos um bom Natal"!!!
07/12/2011
Olá Triquiteiros!!! Peçam aos vossos pais, familiares e amigos para lerem esta mensagem e praticarem a boa ação do Natal 2011.
Que tal fazer algo diferente, este ano, no Natal?
Que tal ir a uma agência dos Correios e pegar numa dos 17 milhões de cartinhas de crianças pobres e ser o Pai ou Mãe Natal delas?
Há a informação de que há pedidos inacreditáveis. Há criança a pedir um pacote de bolachas, uma blusa de frio para a avó, etc. É uma ideia. É só pegar numa carta, e entregar o presente numa agência do Correio até dia 20 de Dezembro.
Os Correios encarregam-se de fazer a entrega. Imagine uma criança pobre, recebendo o presente que pediu ao Pai Natal.
Na vida, passamos por 3 fases: a primeira, quando acreditamos no Pai Natal; a segunda, quando deixamos de acreditar e a terceira, quando nos tornamos Pai Natal....
UM PEQUENO GESTO, UMA GRANDE DIFERENÇA =)
Que tal ir a uma agência dos Correios e pegar numa dos 17 milhões de cartinhas de crianças pobres e ser o Pai ou Mãe Natal delas?
Há a informação de que há pedidos inacreditáveis. Há criança a pedir um pacote de bolachas, uma blusa de frio para a avó, etc. É uma ideia. É só pegar numa carta, e entregar o presente numa agência do Correio até dia 20 de Dezembro.
Os Correios encarregam-se de fazer a entrega. Imagine uma criança pobre, recebendo o presente que pediu ao Pai Natal.
Na vida, passamos por 3 fases: a primeira, quando acreditamos no Pai Natal; a segunda, quando deixamos de acreditar e a terceira, quando nos tornamos Pai Natal....
UM PEQUENO GESTO, UMA GRANDE DIFERENÇA =)
03/12/2011
30/11/2011
Os Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas de Vizela, participam no concurso "Rotundas de Natal 2011, dinamizado pela Câmara Municipal de Vizela. Os triquiteiros e os amigos do J.I. de S.João, bem como, os dos outros Jardins de Infância, decoraram a rotunda S. Paulo e que conta com o nº 5 para votação.
Assim, se gostarem da nossa rotunda vão www.cm-vizela.pt, seguindo o link cultura/rotundas e "toca" a votar na nº5.
As imagens mostram como ficou lindo!!!
Nota: Agradeço à Professora Graça Capela o envio das fotos para serem colocadas, neste blogue, e ao mesmo tempo dar os parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido pelo departamento do pré-escolar, já que como me encontro "inativa" não participei nesta atividade.
Eu cá vi passar uma linda mulatinha.
Cabelos cortados à moda francesinha
Cabelos cortados à moda francesinha
Peguei no capote, corri atrás dela
Peguei no capote, corri atrás dela
Com toda a meiguice chamava por ela.
Com toda a meiguice chamava por ela.
Pssh, Pssh, Pssh ó menina
Pssh, Pssh, Pssh , fale à gente
Pssh, Pssh, Pssh ó menina
Pssh, Pssh, Pssh , fale à gente
Eu cá sou da marinha, eu cá sou tenente.
Eu cá sou da marinha, eu cá sou tenente.
Nota: Parece que já sabem de cor e
salteado. Com a letra aqui
cedida pela Professora Fátima
já podem cantar em casa com os
pais.
28/11/2011
Para continuarem a perceber que somos iguais diferentes... não interessa o aspeto... mas sim o afeto!!
24/11/2011
Triquiteiros: Espero que estejam com asas e molas nos pés para poderem dar "asas à vossa imaginação" e que acima de tudo se estejam a portar lindamente com a Professora Marília.
Vejam o vídeo que é lindíssimo...
22/11/2011
Como a história da Carochinha é uma das preferidas dos Triquiteiros, deixo-vos esta para visualizarem e ouvirem atentamente, na sala de atividades ou em casa com os pais. Beijinho grande para todos.
Ainda a propósito do Projeto África, a Triquiteira Inês apresentou na semana passada ao grande grupo o trabalho que tinha efetuado em casa com os pais.
E trouxe muita informação para os Triquiteiros tratarem: Danças africanas; montanhas; animais; povos; selva...
Obrigada à Inês e aos Pais pelo empenho, pois levam a que haja uma boa articulação escola-família.
16/11/2011
Infelizmente e durante mais ao menos um mês, (se tudo correr bem) a partir de hoje irei estar ausente... Sei que ficarão bem "entregues", até porque antes de vir outra professora substituir-me irão ter a Professora Fátima que já conhecem e de quem gostam muito. Mas... a saudade já aperta!!!
Como diz Fernando Pessoa, "Grande é a poesia, a bondade e as danças. Mas o melhor do mundo são as crianças" (obra poética 189), vocês fazem do meu dia a dia a MAGIA de transformar o meu EU ADULTO em EU CRIANÇA...
Ainda bem que vos tenho!!! Fiquem bem... Prometo voltar em breve.
No dia 11 de Novembro de tarde, e com chuva já que o S. Martinho não trouxe sol e a lenda que visualizaram e ouviram de manhã não se cumpriu, os Triquiteiros não deixaram de fazer o magusto e assinalar uma tradição.
Fizeram uma fogueira e assaram as castanhas...
Pintaram as caras , comeram as castanhas assadas e levaram para casa, num cartucho de jornal, tal e qual a Maria Castanha fez na história.
Como o Triquiteiros estavam a trabalhar a história da Maria Castanha decidiram por sugestão da Maria Leonor construir uma Maria Castanha com castanhas. Assim, surgiram estas que se apresentam e que levaram para casa no dia 11 de Novembro.
Nesse mesmo dia, e de manhã visualizaram a lenda de S. Martinho com os amigos das outras salas, enquanto a Professora Rosa Maria fazia parte do painel da inspeção pedagógica do Agrupamento de Vizela. Muito obrigada à equipa educativa do J.I. de S. João pelo momento proporcionado.
10/11/2011
A história da "Maria Castanha" levantou várias questões aos Triquiteiros. Uma delas era: Se a Maria é CASTANHA, tem cabelo frisado, de onde vem ela?
A resposta não se fez esperar. Um dos triquiteiros respondeu: de África.
Mas onde fica África? E é um País? Além de pessoas de outras cores o que é que existe lá? Todas estas perguntas ficaram "no ar" mas com a certeza de que algumas crianças estavam interessadas em agarrar as questões que eram delas para as transformar num projeto.
Logo no dia seguinte e por iniciativa dos próprios, o Bernardo e a Leonor trouxeram informação sobre África que tinha pesquisado em casa com os pais e comunicaram ao grupo.
Surge o primeiro projeto deste ano letivo e é necessária a implementação da Lista de Projetos, que prossupõem um compromisso, que possibilita fazer um planeamento, regular o trabalho de grupo, (que entretanto tinha sido constituído pelas crianças interessadas) etc.
O Grupo de trabalho parte depois para uma nova etapa: a construção do processo de realização do projeto.
1º O que sabemos.
2º O que queremos saber:
3º: Como vamos fazer:
Posteriormente virá o "Como Fizemos" e "O que ficamos a saber". Agora é tempo de se formarem equipas de trabalho e deitar mãos à obra. Até porque a aprendizagem é um trabalho de co-construção. Fazer com que as crianças tornem os conhecimentos como seus, apropriando-se deles é muito importante.