Triquicibernautas

30/12/2013

Para todos os amigos e seguidores, votos de um novo ano repleto de ESPERANÇA e SONHOS a concretizar. Que seja num novo COMEÇO, (emba)lanado pelas cores do arco-íris. Não percam o SORRISO!


FELIZ 2014!

23/12/2013

Para todas as crianças do mundo, porque "Todas as crianças têm direito a ter um Natal", para todos os familiares, amigos e visitantes dos quatro cantos do mundo, deste cantinho especial ainda que virtual, os votos sinceros de um santo e feliz natal.


O desejo de festas felizes é acompanhado por este belíssimo poema de Miguel Torga, em nome da Triquiteira-Mor.

NATAL
"Leio o teu nome
Na página da noite.
Menino Deus. . .
E fico a meditar
No milagre dobrado
de ser Deus e menino.
Em Deus não acredito.
Mas de ti como posso duvidar?
Todos os dias nascem meninos pobres em currais de gado.
Crianças que são ânsias alargadas de horizontes pequenos
Humanas alvoradas. . .
A divindade é o menos."

E desta música de Natal, em nome dos Triquiteiros, (ou não fosse a nossa preferida). Boas Festas!

20/12/2013

A poucos dias do natal , está em falta uma postagem sobre aquilo que andamos a fazer em jeito de presente para a família.
Vamos por partes. Quando decidíamos em grande grupo sobre o que fazer, uma das coisas que acordamos foi que a pintura inspirada na "Noite Estrelada" de Van Gogh, iria para casa. Já aqui vos demos conta dos processos e resultados dessa atividade de (re) criação. 
Mas não estava completamente terminada. Decidimos também que era necessário uma moldura para a nossa pintura, ficar o mais possível parecida com um "quadro" verdadeiro.
Então arranjamos cartão, delimitamos os bordos e colocamos um pouco de "gesso areado", e de seguida pintamos da cor que cada um de nós quis. 


O resultado foi este!

Na mesma conversa de grupo, sobre o que fazer, e que ficou também explicito no nosso diário de turma, foi de que gostaríamos de moldar "elementos" de natal, com massa de biscuit, como a mãe da Helena nos ensinou. E, assim fizemos. Cada um de nós escolheu o que queria fazer, e deitamos mãos à obra, quer dizer...à massa, com rolo da massa e tudo.


Depois de estendida, a massa precisa de ser moldada. Com as mãos, sem esquecer a "almofadinha" da mão...

....e com a ajuda de formas de natal (aqui fizemos um pouco de batota).

  E estes são alguns dos resultados, de todo o processo atrás referido!




No último dia de atividades letivas, os presentes estavam prontos para irem para casa, com muito carinho, e ao gosto de cada um de nós.
Foram embrulhados no papel grosso (aquele do bacalhau...a sério), já que havia muito na sala. Demos um toque natalício, com uma fita bonita e anexamos o "Postal de Boas Festas", que cada um de nós fez.
Esperamos que estes presentes, tenham sido bem acarinhados em casa, e sejam expostos no recanto de natal caseiro, bem como a palavra NATAL, seja uma constante nos corações de todos. É que nós fizemos isto com muito carinho e ficamos muito felizes com estas produções.
Feliz Natal!

18/12/2013

Na segunda-feira tivemos a visita da mãe da Maria Miguel, muito bem acompanhada!
A Márcia é a coordenadora a biblioteca da Fundação Jorge Antunes, e trouxe-nos uma história de natal muito bonita - "Babushka", da escritora Ann Horn, e ilustrada pela Sophie Fatus.

Nós estivemos muito atentos à história ...

...que se resume mais ou menos a isto:
"Na casa de Babushka não se vê um grão de pó ou vestígio de sujidade: as janelas cheiram a lavado, o chão, os castiçais e o peitoril da janela brilham de asseio. Mas Babushka está tão preocupada com o pó e a sujidade que não se apercebe do que de maravilhoso acontece à sua volta: a nova estrela que brilha no céu, o anjo pairando no seu jardim, a excitante notícia trazida pelos três reis magos que a vão visitar. É então que Babushka tem um estranho sonho em que um anjo lhe anuncia cantando que um menino nasceu numa manjedoura. Babushka fica horrorizada só de pensar que o pobre bebé possa estar cheio de frio naquele estábulo. Decidida a oferecer-lhe a sua ajuda, depois de os reis magos terem partido, põe-se também a caminho, levando consigo um xaile para aquecer o bebé e uma cesta cheia de presentes. 
Mas na viagem encontra algumas pessoas que necessitam de ajuda e depressa aprende uma valiosa lição. Sigam Babushka e o seu canário amarelo na sua caminhada para Belém para conhecerem um bebé recém-nascido muito especial."
Vocês também podem seguir a Babushka e o seu canário amarelo na sua caminhada para Belém para conhecerem o bebé recém-nascido, e muito especial, aqui:

Descobrimos que a Babushka veio da Rússia, e que também se pode chamar Matryoshka.
A Márcia também nos trouxe um presépio inspirado nestas bonecas.
Nós gostamos muito da história, e vamos querer saber mais sobre as Babushkas ou Matryoshkas, sobre o gengibre e outros. Enfim, fazer novas aprendizagens... Mas agora deixamos para janeiro!
С Рождеством (Bom Natal)!!!

17/12/2013

Lembram-se de termos falado em finais de novembro de que estávamos a preparar um natal de afetos? Lembram-se de referirmos que nem todas as crianças têm um natal colorido, em jeito de "arco-íris como o nosso? Que há meninos e meninas que não têm comida, brinquedos e até vivem na rua?
Lembram-se também que nessa altura, depois de uma acesa "discussão", chegamos à conclusão de que iríamos partilhar um livro ou um brinquedo nosso, com as crianças mais necessitadas?  
Durante vários dias foram chegando à escola os nossos afetos, que fomos colocando em caixas.

Esta atividade, foi também alargada aos amigos das outras salas, que se juntaram a nós neste "natal de afetos"
Hoje, três escuteiros de S. João de Vizela, vieram recolher as nossas partilhas. Por sinal, dois deles, são os pais do Triquiteiro Gabriel, e o pai da Triquiteira Helena. O ou (A) terceiro elemento é a nossa Joana...ou seja, a nossa animadora sócio-cultural.
 E foram estes dois Triquiteiros que simbolicamente (decisão em grande grupo) entregaram os nossos afetos.


 Os amigos das outras salas também entregaram os seus livros e brinquedos.
No final, o pai do Gabriel referiu que, no dia de natal, muitos meninos e meninas iriam ter um natal mais colorido, e que nós tínhamos contribuído para isso, pois soubemos partilhar!
Nós ficamos muito felizes, por termos feito esta "boa ação", como disse o R.C. Parece que a nossa noite de natal, vai ser assim bonita e estrelada como a da pintura de Van Gogh! Por falar em "Noite Estrelada", os pais já receberam as nossas???
FELIZ NATAL!!!

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.