Triquicibernautas

30/04/2011



“ A criança é feita de cem.
A criança tem cem mãos
cem pensamentos
cem modos de pensar
de jogar e de falar.
cem sempre cem
modos de escutar
de maravilhar e de amar.
Cem alegrias
para cantar e compreender.
Cem mundos para inventar
Cem mundos para sonhar.
A criança tem cem linguagens
(e depois cem, cem, cem)
Mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura
Separam-lhe a cabeça do corpo....
Dizem-lhe enfim:
Que as cem não existem.
A criança diz:
Ao contrário, as cem existem.
            (Excerto do poema de Loris Malaguzzi)
Ao enfatizar-mos a imagem da criança no princípio de que esta é um sujeito único com direitos e não só com necessidades (Rinaldi, 1991), reconhecida como ser social, seja qual for a sua cultura, com as suas necessidades físicas, morais, afectivas, estamos a dar-lhe o espaço para ela construir conhecimento de si própria e do mundo que a rodeia. Estamos a proporcionar condições necessárias para que seja ela própria a fazer a sua própria busca de conhecimento, que seja uma criança activa, curiosa, expressiva, que tem ideias, saberes, que constrói significados e conhecimentos.  
Ao escutarmos a criança, estamos a permitir e a encorajar o aprender, o criar, a elevar o “volume” de voz desta nas suas criações, tendo como finalidade única a reconstrução da aprendizagem. Há uma verdadeira concepção de educação de infância, pois não é o adulto-professor que faz para a criança, mas sim, coloca a criança no centro do processo ensino-aprendizagem. O adulto é o mediador, o interlocutor das necessidades e desejos das crianças, que dialoga com cada criança e com todas, que as respeita como seres singulares, que valoriza o todo (grupo) e fortalece as relações de pertença e compromisso, fazendo ao mesmo tempo parte deste grupo, sem perder a responsabilidade de ser o adulto, mas acima de tudo o que o professor tem de perceber é que quanto mais amplo for o leque de possibilidades que oferece às crianças mais intensas serão as suas motivações e mais ricas serão as suas experiências. Assim, as crianças terão cem linguagens... e não apenas uma.
E foi neste sentido de cem pensamentos...cem mundos para inventar... que cada Triquiteiro deu largas à sua imaginação e criou uma tela para oferecer à Mãe sob o mote " A Mãe e EU".





E ficaram assim..
A conversa com os Triquiteiros sobre como seria a Mãe de cada um deles e porquê, deu nisto:

A MÃE PODIA SER UMA PATINADORA PARA ME ENSINAR A PATINAR…

A MÃE É UMA SUPERMÃE PORQUE SABE FAZER TUDO…

A MÃE É UMA GRANDE COZINHEIRA PORQUE FAZ COMIDA BOA…

A MÃE É UMA COZINHEIRA FANTÁSTICA PORQUE FAZ A COMIDA QUE EU MANDO…

A MÃE É UMA BORBOLETA LINDA PORQUE ANDA SEMPRE DE UM LADO PARA O OUTRO…

A MÃE É UMA GRANDE COZINHEIRA PORQUE FAZ COMIDA BOA…

A MINHA MÃE É UMA MALABARISTA E SUPERMÃE...
A MÃE É UMA BOA MÃE. TODOS OS DIAS ME DÁ BEIJOS E CARINHO…
A MÃE É UMA SUPERMÃE. ELA FAZ TUDO EM CASA…

                           A MÃE É UMA BORBOLETA FANTÁSTICA. É MUITO LINDA…

A MÃE AJUDA TODOS A RIR COMO O PALHAÇO…

A MÃE É UMA FADA BOA. É BONITA E FAZ MAGIA BOA…

A MÃE É UMA GRANDE MALABARISTA. É UMA BOA MÃE…

A MINHA MÃE FAZ TUDO. É UMA SUPERMÃE…

A MINHA MÃE É ÓPTIMA COZINHEIRA E UMA BOA MÃE…

   A MÃE É UMA BOA MALABARISTA PORQUE APANHA TUDO AO MESMO TEMPO…

A MINHA MÃE É UMA BORBOLETA LINDA. PORQUE GANHA ASAS E VOA...


As frases serviram também para serem colocadas nos sacos que pintaram com os lábios (milhões de beijinhos) e onde meteram a prenda da mãe. Foi super divertido fazer esta actividade.


E ficou assim...

Estes sacos valem ouro.

27/04/2011

Esta história foi o mote para os Triquiteiros trabalharem o dia da mãe.




A minha mãe é mesmo ótima. Será que as mães dos triquiteiros também são? Serão cozinheiras fantásticas? Malabaristas brilhantes? Grandes pintoras? As mais fortes do mundo? Jardineiras mágicas? Fadas boas? Confortáveis como um sofá? Rijas como um rinoceronte? Bailarinas? Astraunautas? Estrelas de cinema? Cantam como um anjo? Rugem como um leão? Lindas como uma borboleta? Supermães?
Depois de verem a história com atenção, cada um ficou a pensar como seria a sua mãe e puseram mãos à obra. Depois entenderão...
Uma coisa é certa, como disse o David: "A minha mãe adora-me todos os dias".


Entretanto, em parceria com o “Pingo Doce” de Vizela, está a  ser desenvolvida uma actividade, pelos Jardins de Infância e Escolas Básicas do Agrupamento, no âmbito da comemoração do “Dia da Mãe”. Cada turma tem de apresentar um desenho ou texto ilustrado (em formato A4) e um trabalho representativo do presente a oferecer à Mãe. No dia 27 de Abril  será montada uma exposição no “Pingo Doce”, a qual decorrerá até ao dia 8 de Maio de 2011. Esta actividade visa o intercâmbio com a comunidade local, divulgando os trabalhos desenvolvidos nas escolas alusivos ao “Dia da Mãe”com os respectivos trabalhos.
Às turmas participantes serão atribuídos certificados de participação. Os Triquiteiros já enviaram os deles.

Uma tela pintada por um pequeno grupo. E um desenho.
Começamos bem a semana e o terceiro período. Depois do aniversário da professora, hoje é o dia da Raquel. Faz 5 anos e está muito crescida. Os Triquiteiros cantaram-lhe os parabéns e desejaram muitos anos de vida.



Foi tempo de apagar a vela e comer o bolo de chocolate (caseiro), que ela diz ter "aparecido na escola por magia".


Mas magia, magia, foi no final da festinha o bolo ter desaparecido como por encanto... Não foi a fada encantada, nem a bruxa malvada que o levaram. Foram os Triquiteiros que o devoraram...

É que este estava delicioso.
No final ofereceu um presente aos amigos. Um livro para colorir.

Feliz aniversário Raquel.
Feliz
Aniversário

23/04/2011

Um Páscoa feliz e doce para todos os Triquiteiros e famílias, bem como para todos os que diariamente passam por aqui de todos os cantos do mundo. E são muitos...

14/04/2011


Segundo a circular nº4 /DGIDC/DSDC/2011"A avaliação na Educação Pré-Escolar assume uma dimensão marcadamente formativa, desenvolvendo-se num processo contínuo e interpretativo que procura tornar a criança protagonista da suaaprendizagem, de modo a que vá tomando consciência do que já conseguiu, das dificuldades que vai tendo e como as vai ultrapassando".
Diz ainda que "No processo de avaliação, para além do educador, intervêm:  a(s) criança(s) – a avaliação realizada com as crianças é uma actividade educativa, que as implica na sua própria aprendizagem, fazendo-as reflectir sobre as suas dificuldades e como as superar;" Desta forma a avaliação é encarada como monitorização dos processos das aprendizagens efectuadas pelas crianças. E foi isso que os Triquiteiros andaram a fazer nas semanas anteriores à interrupção lectiva da Páscoa, a reflectir sobre as suas aprendizagens. A autoavaliação foi negociada com eles.

Refletiram sobre o tempo de permanência nas áreas e consequentemente sobre o que deveriam mudar.


Refletiram sobre as histórias, projetos, (etc) que trabalharam.


De acordo com as minhas concepções e opções pedagógicas, utilizo técnicas e instrumentos de observação e registo diversificados, como a auto-avaliação já atrás referida, e entre outros,  as abordagens narrativas, fotografias, e portfólios construídos com as crianças.


Diz ainda a referida circular que também são intervenienetes no processo de avaliação "os encarregados de educação – a troca de opiniões com a família permite não só um melhor conhecimento da criança e de outros contextos que influenciam a sua educação, como também, promove uma actuação concertada entre o jardim de infância e a família;" Isto foi feito no passado dia 12 de Abril, em que individualmente cada Encarregado de Educação tomou conhecimento  das aprendizagens realizadas pelas crianças, levaram para casa os portfólios  que permitem documentar os seus progressos, e os pais poderão desta forma acompanhar a sua evolução.


Com base numa abordagem democrática da avaliação todo este processo é considerado como um "modelo inclusivo", já que envolveu todos os participantes do processo activamente e foi realizada "com" os participantes e não "para" eles.

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.