A Agenda
Semanal, ou a Rotina Semanal é um instrumento “que ajuda a regular o que
acontece na sala de atividades e que conta a história da vida do grupo” (Escola
Moderna, 1999: 8). Como a semana começa e encerra num ciclo de trabalho, este
valioso instrumento regulamenta quer a organização e diversificação cooperada
do trabalho, do tempo e das atividades, quer as relações humanas da turma. Assim,
a criança começa a desenvolver as noções de tempo, interiorizando e gerindo os
seus intervalos. A Agenda é fruto da negociação e cooperação entre o professor e as crianças, o que reforça uma gestão partilhada das decisões e
do poder, essencial para a responsabilização das crianças. Neste instrumento inscrevem-se
as atividades que, por exigência das instalações da escola, são realizadas em
horas fixas e em locais comuns e outras atividades que se constituem, sem
rigidez, rotinas da turma, por exemplo, o dia da Expressão Motora e dia da avaliação semanal. E
“as rotinas são, como os capítulos, o guião da vida diária de uma turma”
(Escola Moderna, 2009b: 4), ajudando a criar um ambiente agradável, seguro e
enriquecedor.
Assim, em grupo decidimos que a Segunda-feira era o dia de escrevermos a noticia de fim de semana. Além da imagem alusiva associamos uma cor (em relação às cores decidimos manter as do ano anterior) o VERMELHO.
A terça-feira é o dia que a professora Sandra está connosco...é o dia da Expressão Musical diferente, e é o dia AZUL.
A quarta-feira é o dia em que fazemos pinturas diferentes, haverá sempre a introdução de uma nova técnica, e é o dia VERDE.
A quinta-feira é o dia da Expressão Motora, e é o dia COR DE ROSA.
A sexta-feira é o dia da avaliação semanal, o dia em que se selecionam os trabalhos que vão para o portefólio ou não, e é o dia AMARELO.
O Martim e a Joana deram uma ajuda na feitura do cartaz da Agenda Semanal...
Que ficou assim!
Em suma, a Agenda Semanal fornece-nos uma visão geral das rotinas e das atividades a realizar durante a semana e ajuda e na construção do Mapa de Presenças.
Também aqui decidimos manter o Mapa de Presenças que tínhamos no ano anterior. Uma tabela
de dupla entrada em que constam os dias da semana , com as imagens e dias correspondentes, bem como os nomes de todas as
crianças. Diariamente, estas marcam a sua presença no mapa, fazendo
corresponder o seu nome com o referido dia. Normalmente, este registo da auto-avaliação
da assiduidade sucede no primeiro momento do dia, ou seja, assim que chegam à sala. Padrinhos/madrinhas e afilhados/as, registam a presença, com um pequeno quadrado da cor do dia e com a inicial (P) de PRESENÇA.
A hetero-avaliação da assiduidade , acontece no final do dia, aquando da avaliação diária ou balanço do dia, em que o responsável por esta tarefa marca as faltas com um pequeno quadrado com a inicial (F) de falta,que permite aos alunos e aos professores a tomada de consciência da assiduidade de todas e de cada uma das crianças
E como nos mostra Formosinho, (1998, p.148) estes mapas “funcionam sistematicamente como plataformas de balanço e de estudo para o desenvolvimento lógico-matemático, linguístico e social dos grupos de atores dos factos registados”, ou seja, das crianças.
Assim, ainda seguindo a linha de pensamento do mesmo autor, as descobertas dos “ritmos de presenças alternando com as ausências, sempre significativas para cada criança, ajudam a construir a consciência do tempo a partir das vivências e dos ritmos”. O par responsável da semana, contabiliza com o grupo, o número de crianças presentes e as que faltam e regista.
Para além desta capacidade, este instrumento oferece outras oportunidades de leitura como coordenar um grande número de relações espaciais, temporais e simbólicas e proporcionar atividades diversificadas, como por exemplo a lógica proporcional, leitura e comparação de gráficos.
O Quadro "Polivalente" que optamos por usar nesta sala funciona como "Calendário" que é um instrumento que ajuda as crianças a construir relações
temporais e espaciais. Neste instrumento estão identificados os dias da semana, os meses e o ano. E, é o par responsável semanal pelo calendário que o atualiza diariamente, com informações e acontecimentos pertinentes para o grupo. Esta tarefa permite que as crianças relacionem o dia do mês, com o dia da semana e com o ano, adquirindo a consciência de que há elementos que mudam todos os dias enquanto outros se mantêm mais tempo.
Por outro lado, este quadro tem nele contido também o mapa do tempo, a estação do ano e ainda imagens correspondentes a algumas atividades que fizeram durante o dia.
Em suma, o manuseamento dos mapas, como instrumentos de trabalho, leva as crianças a construir aprendizagens. É um fazer pedagógico que permite as relações, o sentido de pertença, a participação, o aprender e o criar!