Triquicibernautas

30/04/2012

 Os Triquiteiros já trabalham para o Dia da Mãe. Algumas coisas podem ser mostradas, como o convite que estiveram a fazer para a convidar as mães para o almoço em conjunto no dia 4 de Maio (sexta-feira).

Aqui ficam algumas imagens desta atividade...


A pintura na borda do convite!




A escrita  e o desenho daquilo que disseram em grande grupo.
.



E, o convite pronto para ser entregue às mães!


As outras "coisas" são segredo. Só sexta-feira é que poderão ser reveladas... é que senão as Mães ficavam já a saber qual a surpresa que irão ter. Então, Mães...até sexta-feira!!!
E é mesmo!!! Sementes de ervas aromáticas estão a ser lançadas pelos Triquiteiros numa viagem pelo ciclo da semente. Cebolinho, salsa, tetra, manjericão e outros foram deitadas à terra em garrafas, que tal e qual barcos vão ajudar nesta aventura. Assim que todos os Triquiteiros tenham trazido a sua garrafa e feito a respetiva sementeira, faremos o nosso jardim suspenso!!!











Quem fez 6 anos na sexta-feira (dia 27 de Abril) foi a Raquel. Mais uma triquiteira que nos vai deixar no final do ano letivo. E, quem a viu e quem a vê. Da menina tímida e reservada que entrou em Setembro de 2009, neste momento, só resta o sorriso. Tal qual uma borboleta, saiu do casulo e abriu asas.. para a vida!!!
Trouxe um bolo de chocolate para festejar...


Cantaram os parabéns...


Apagou as velas...


atiraram os foguetes...



E comeram o bolo todo...estava uma delicia!!!


Feliz aniversário Raquel!!!

Feliz
Aniversário

25/04/2012

O grupo que está a trabalhar o projeto "Mozart e Vivaldi", tinha colocado no "Como vamos fazer"  - "Convidar um professor de música para nos falar destes compositores". Foi o que aconteceu. A professora convidou o professor João Carlos Fernandes (é familiar da professora), e ele aceitou com muito agrado, tendo combinado para o dia de hoje.
E logo pela manhã (para começar bem o dia) o professor chegou.


Os Triquiteiros ouviram atenciosamente e com agrado as explicações do professor... e colocaram questões, como por ex: "porque é que o pau do violino é tão grande?"- "Para poder tocar as notas musicais todas ao mesmo tempo"



O professor João veio munido de três flautas de bisel que tocou para que pudessem verificar os diferentes sons.




Também tocou flauta transversal!!! E sabem o que tocou? Um trecho da Primavera de Vivaldi. Os Triquiteiros trautearam a música...


 Vejam só como estavam entusiasmados!!!


E agora uma música de Mozart  (sinfonia nº 40) adaptada para as crianças, com a viola.


Tão gira!!! E é assim... " Para dançares comigo, tens de me dar a mão... o braço... o ombro... o queixo... a orelha... as costas...o joelho... o pé. ( Lai, lai, lai,...)



 E se dançassem  a música ao mesmo tempo que era cantada? O professor motivou mesmo os Triquiteiros...

Então, foi assim... Cantou-se cada estrofe, dançando individualmente no lugar. Durante o refrão, dançou-se com um par, no espaço, fazendo o movimento correspondente à estrofe anterior: dando a mão, os braços, os ombros, o queixo, a orelha, as costas, os joelhos, os pés.



Para terminar, ainda houve mais música... para o dia do livro... " um livro é bom amigo, tem coisa p`ra me ensinar, gosto tanto de histórias, e muitas já sei contar."




 Para as quatro estações: " Amigas do sol, são as 4 estações, todas elas trazem muitas emoções... Primavera, Verão, Outono e Inverno."


E para os instrumentos musicais... "Tenho um violino que faz assim...assim..."




"Tenho um tambor que faz assim... assim..."



"E tenho uma flauta que faz assim...assim..."


Foi muito, muito bom!!! Obrigada professor João, e já sabes: "Volta quando quiseres. És bem vindo..." (palavras dos Triquiteiros)

24/04/2012

O grupo do projeto "Quem foi Vivaldi e Mozart", já fez a primeira comunicação. Depois de compilada a informação, o grupo reuniu e organizou-se de forma a fazer a comunicação devidamente.




O Bernardo e o Gonçalo, informaram os amigos que Mozart nasceu no dia 27 de Janeiro de 1756, em Salzburg na Áustria, e que morreu em Viena de Áustria. Que foi um compositor famoso. Aos 5 anos já tocava piano. O Pai tocava violino, e a mãe cantava. Mozart escreveu muitas operas, mas a obra mais famosa é a sinfonia nº 40.


A Leonor e o João, explicaram que Vivaldi nasceu em Veneza (Itália), no dia 4 de Março de 1678, e morreu em Viena de Áustria. O facto de ter ido viver para a Áustria, foi porque lá viviam muitos músicos famosos, e o rei deste país gostava das suas músicas.  Escreveu mais de 50 operas, mas a obra mais famosa foi as 4 estações.

Por último colocaram a informação no mural.





QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.