Triquicibernautas

28/09/2017

Dizem as OCEPE  (Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar) , que  :“O contacto com seres vivos e outros elementos da natureza e a sua observação são normalmente experiências muito estimulantes para as crianças, proporcionando oportunidades para refletir, compreender e conhecer as suas características, as suas transformações e as razões por que acontecem. Este conhecimento poderá promover o desenvolvimento de uma consciencialização para a importância do papel de cada um na preservação do ambiente e dos recursos naturais.
O conhecimento das crianças sobre a paisagem local, ou seja, o reconhecimento dos seus elementos sociais, culturais e naturais e a interação entre eles, contribui para melhorar a ligação afetiva e pessoal com esta, alicerçando a identidade local e o sentido de pertença a um lugar.”
Tentamos, sempre que possível, fazer atividades desta índole. Hoje, fomos mostrar aos nossos amigos novos, a vacaria e a cavalariça. 






Já sabemos que as vacas dão o leite que nós bebemos. Aqui nesta vacaria, até vimos o camião que leva o leite para as empresas de leite.


Saímos da vacaria e subimos até à cavalariça, onde nos deliciamos a ver os cavalos.





Depois destas duas experiências, decidimos continuar a dar pés ao caminho. Dizem que estamos no outono, mas por aqui ainda mal se faz sentir. O dia de hoje estava quente e mais parecia verão.


Em Guiminhães, observamos a mudança das cores das folhas das árvores (sinal de que o outono está mesmo aí ao virar da esquina), brincamos com paus, desenhamos na terra, aprendemos o nome das flores que observamos...






E continuamos com as nossas descobertas. Treinamos o equilíbrio ao descer e ao subir o caminho irregular que levava ao campo, apoiamo-nos na interajuda, corremos, abraçamos, investigamos, fomos bruxas, piratas, príncipes e princesas, rebolamos na terra dura...











 Agradecemos à natureza, a manhã proporcionada e a felicidade sentida. 




27/09/2017

À quarta-feira de tarde é dia de irmos ao ginásio da EB Caldas de Vizela.  Temos uma hora disponível para nós, que vamos tentar aproveitar ao máximo. Hoje foi o primeiro dia para doze de nós e adoramos.













Segundo as Orientações Curriculares para a Educação pré-Escolar, a “Educação Física, no jardim de infância, deverá proporcionar experiências e oportuni­dades desafiantes e diversificadas, em que a criança aprende: a conhecer e a usar melhor o seu corpo, criando uma imagem favorável de si mesma; a participar em formas de coo­peração e competição saudável; a seguir regras para agir em conjunto; a organizar-se para atingir um fim comum aceitando e ultrapassando as dificuldades e os insucessos....”

Entre corridas, exploração dos arcos, cordas, bolas, espaldares, jogos, estivemos a apropriar-nos do espaço - ginásio, dos materiais que estavam à nossa disposição e que nos permitem diversificar e enriquecer as oportunidades especificas da atividade motora.




Foi muito bom...Voltamos para a semana!

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.