A manhã apresentou-se um pouco chuvosa, nublada e com vento sul. A praia, tinha que ficar para o dia seguinte. Era preciso um plano B e a nossa professora já tinha pensado nisso. Contactou uma pessoa da Póvoa de Varzim que a ajudou na possível visita ao Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim. E foi o que aconteceu...Connosco foram as turmas A, B e D da EB Enxertos.
Na página deste museu pode-se ler o seguinte:
"O Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim é um museu de vocação marítima e etnográfica na Póvoa de Varzim em Portugal. O museu encontra-se numa antiga casa brasonada denominada Solar dos Carneiros. Foi residência do Visconde de Azevedo. É um edifício do século XVII e tornou-se museu em 1937.
Mantem as suas raízes na História e Etnografia locais, como acontece nas exposições permanentes da “Sala de Arqueologia”, onde se reúne o principal espólio concelhio desta natureza, ou da “Sala do Mar”, dedicada aos costumes e tradições da classe piscatória poveira. No entanto, o conjunto de iniciativas que aqui se desenvolve extravasa em muito esses campos, explorando através de exposições e de outras atividades lúdico-pedagógicas um largo leque de temáticas que o tornam num espaço sempre diferente, sempre renovado."
Começamos este visita com um teatro de marionetas, onde foi possível ver as histórias de uma família rica e outra pobre, que acabaram por se cruzarem, unindo um pescador de sardinhas com a filha de um pescador de uma grande lancha. Este teatro arrancou-nos belas gargalhadas.
De seguida, fizemos a visita por várias salas do museu, onde foi possível ver os vários barcos de pesca, as habitações poveiras, a romanização (descobrimos trajes iguais ao da nossa Avicella), os vários faróis...
Vimos a história da construção de uma lancha e os destroços do salva vidas "Cego de Maio"...
Numa outra sala, descobrimos brinquedos antigos...
A diferença entre uma casa abastada e uma pobre...
E ainda vários jogos tradicionais...
Por fim, descobrimos que têm uma tradição igual á nossa... o "Sarra-se a Velha". Que boa surpresa.
Surpresa, foi mesmo este museu...Um excelente acerbo da cultura e história de um povo. Adoramos a visita.
Havemos de voltar, até porque são várias as atividades lúdico pedagógicas.