Triquicibernautas

25/11/2019

Como informamos, não temos dado noticias por aqui, mas apenas pela página do facebook, que foi o que fizemos durante setembro e outubro.
Mas hoje, bateu a saudade de escrever no blogue e mesmo só com uma mão, damos a conhecer aos nossos seguidores, que fomos noticia do jornal local RV jornal, por termos sido presenteados com o Selo Europeu de Qualidade eTwinning 2019, com o projeto "I Play with my mom at school". Os parceiros portugueses e turcos receberam rótulos de qualidade em seus respectivos países.
Este projeto contou também com a participação dos alunos do 3º ano da professora Ana Teresa da EB Enxertos e dos alunos do 4º ano da professora Alda da EB da Devesinha.


09/10/2019

Por motivos de força maior, não estamos a publicar as nossas atividades neste blogue. No entanto estamos a fazê-lo na página do facebook desta turma Aqui. Até dia 30 de outubro, será feito desta forma. Depois, voltaremos logo que seja permitido à nossa professora regressar à nossa companhia. 
Até lá desfrutem de tudo o que aqui temos ao longo de 10 anos.
Até já!


31/08/2019

Agosto está no fim e é altura de vos darmos noticias sobre o próximo ano letivo. Assim, para todas crianças que necessitam da Componente de Apoio à Família (AAAF), informamos que esta começa na próxima segunda-feira, pelas 7.30h da manhã. 

Informamos ainda que o inicio  das atividades letivas é no dia 13 de setembro...Mas antes, ainda haverá uma reunião de pais, para preparação do ano letivo.
Bom regresso e boas vindas (aos novos).

10/07/2019

Ontem foi o dia do TA. Fez 4 anos e como alguns de nós estão na AAAF, celebramos o seu aniversário. Aproveitamos que a nossa professora estava por cá e juntos cantamos os parabéns, demos os vivas e atiramos os foguetes.
Com o bolo, vieram os pais e a madrinha... e fez-se a festa.





 Feliz aniversário TA.

24/06/2019

Na passada sexta-feira, foi o nosso último dia de atividades letivas...Foi também o último dia de praia. 

Um dia que já soube a verão, pois o sol fez-nos companhia e estava bem mais quentinho que nos dias anteriores. Então, nada melhor que aproveitar este espaço tão rico para aprendizagens.







O futebol também esteve presente, ou não tivéssemos nós alguns jogadores de futebol...


Mas o melhor deste dia, foram as banhocas que demos... A maré estava baixa e a água cristalina. Foi só passar por cima de algas e estávamos como nas Maldivas. Mas para isso, foi preciso que alguns de nós se munissem de toda a coragem que tinham. 











 Diz a nossa professora, que é uma delicia, ver-nos tão crescidos...


Boas e merecidas férias para todos.

19/06/2019

No passado sábado fizemos a nossa festa de fim de ano letivo. Quem conhece bem a nossa professora, sabe que esta festa tem como intuito celebrar o ano ou os anos que aqui passamos. Todos os momentos são bons para celebrar em família...e família, não é só aquela que nos viu nascer, mas também aquela que nos acolheu, que passou a fazer parte da nossa vida, do nosso crescimento. 
Quem conhece bem a nossa professora, sabe o quanto ela é avessa a cartolas, fitas, capas e outros adereços ditos de "finalistas", que devem ser feitas apenas após a conclusão de um curso. Até porque, como nos dizem as OCEPE a "Educação de Infância é a primeira etapa da educação básica no processo ao longo da vida". Por tudo isto, a nossa festa foi um celebrar de memórias vividas, uma forma de dizermos àqueles que vão para as escolas do 1º ciclo, que ficarão para sempre no nosso coração, a par, com todos os encontros que tivemos durante este  ano letivo.
E não o podíamos fazer melhor, do que, ter pais e filhos a dançar, quer em cima do palco quer no "terreiro".




E que bem que estivemos a celebrar a relação escola família, tendo como pano de fundo, os Santos  Populares.

.


Mas esta festa foi também (como já referimos em cima), de perceber que a vida é feita de etapas, separações e transições com carinho e especialmente com amor.


E cada momento deve ser selado com abraços apertados, salientando o facto de que o nosso JI foi um espaço de aprendizagem para a vida, principalmente para aqueles que vão para a EB Enxertos ou para a EB Joaquim Pinto, mas salientando, que estamos sempre aqui... em jeito de celebração de afetos.



Não podemos deixar de referir a presença do Sr. Presidente da Junta e da senhora Vereadora da Educação da Câmara de Vizela e outros dois vereadores e agradecer as simpáticas palavras com que nos agraciaram. Muito obrigada e esperamos continuar em estreita colaboração, no próximo ano letivo... Até já!

18/06/2019

A manhã apresentou-se um pouco chuvosa, nublada e com vento sul. A praia, tinha que ficar para o dia seguinte. Era preciso um plano B e a nossa professora já tinha pensado nisso. Contactou uma pessoa da Póvoa de Varzim que a ajudou na possível visita ao Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim. E foi o que aconteceu...Connosco foram as turmas A, B e D da EB Enxertos.
Na página deste museu pode-se ler o seguinte:

"O Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim é um museu de vocação marítima e etnográfica na Póvoa de Varzim em Portugal. O museu encontra-se numa antiga casa brasonada denominada Solar dos Carneiros. Foi residência do Visconde de Azevedo. É um edifício do século XVII e tornou-se museu em 1937.
Mantem as suas raízes na História e Etnografia locais, como acontece nas exposições permanentes da “Sala de Arqueologia”, onde se reúne o principal espólio concelhio desta natureza, ou da “Sala do Mar”, dedicada aos costumes e tradições da classe piscatória poveira. No entanto, o conjunto de iniciativas que aqui se desenvolve extravasa em muito esses campos, explorando através de exposições e de outras atividades lúdico-pedagógicas um largo leque de temáticas que o tornam num espaço sempre diferente, sempre renovado."


Começamos este visita com um teatro de marionetas, onde foi possível ver as histórias de uma família rica e outra pobre, que acabaram por se cruzarem, unindo um pescador de sardinhas com a filha de um pescador de uma grande lancha. Este teatro arrancou-nos belas gargalhadas.








De seguida, fizemos a visita por várias salas do museu, onde foi possível ver os vários barcos de pesca, as habitações poveiras, a romanização (descobrimos trajes iguais ao da nossa Avicella), os vários faróis...







Vimos a história da construção de uma lancha e os destroços do salva vidas "Cego de Maio"...


Numa outra sala, descobrimos brinquedos antigos...


 A diferença entre uma casa abastada e uma pobre...



 E ainda vários jogos tradicionais...



Por fim, descobrimos que têm uma tradição igual á nossa... o "Sarra-se a Velha". Que boa surpresa.



Surpresa, foi mesmo este museu...Um excelente acerbo da cultura e história de um povo. Adoramos a visita.


Havemos de voltar, até porque são várias as atividades lúdico pedagógicas.





QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.