Triquicibernautas

31/05/2015

Há alguns meses atrás, decidimos participar (como vem sendo hábito) nas Curtas Poéticas, sob o tema "Amigo". Hoje foi dia de entrega dos prémios destas Curtas Poéticas, uma organização da Biblioteca da Fundação Jorge Antunes e da Microliteratura, atividade inserida na Feira do Livro de Vizela, e nós estivemos presentes"!


E, desta vez não estivemos sozinhos...Tivemos a companhia da turma A do centro escolar de S.João/Enxertos, osmeninos e meninas da Professora Susana! E foram eles que começaram esta "festa", declamando as suas curtas poéticas, e estiveram muito bem. Parabéns!



Nós seguimos os passos dos nossos amigos da Turma A, e declamamos as nossas curtas poéticas, num ambiente muito descontraído, e divertido! (Super divertido)






De seguida, recebemos um diploma individual pela ilustração do livro. É que são os nossos desenhos, que ilustram o livro das "Curtas Poéticas Amigo"!






Já agora, deixamos as "Curtas" que hoje dissemos:

Eu e a minha mãe somos amigas. Dentro da caixa tem um segredo guardado, que é o poema inventado por mim e pela minha mãe. (Maria Miguel)
O Pai é amigo e é um amor. Dá-me abraços e carinhos, brinca comigo. Gosto muito do meu pai. (Nuno)
O pai dá-me carinho, dá-me amor. Eu gosto dele e amo-o (Zé Guilherme)
O meu pai disse-me para ver estrelas no céu. Dá-me flores, dá-me prendas. Tem força de gigante. Ele consegue levantar camas! (Maria Duarte)
O Pai dá carinho, miminho e compra-me gelados. É um amigo que gosta de mim, e eu gosto dele até ao céu cheio de estrelas. (Sofia)
O Pai pega-me ao colo, e eu vejo os bombeiros no colo dele. Gosto muito do meu pai. Dou-lhe abraço e beijinhos, e ele também me dá. (Afonso Ferreira)
O Pai corre e joga à bola comigo. Leva-me a passear, ajuda-me a desenhar. Dá-me beijinhos fofos. Gosto muito do pai até ao céu. (Afonso Sousa)
O Pai faz muitas brincadeiras. Traz-me à escola, leva-me ao parque a andar de bicicleta. Gosto de estar ao colo do meu pai, e gosto dele. (Eduardo)
 O meu pai é o meu amigo do coração. O meu coração fica assim: vermelho. (Isis)
O meu pai dá-me colo, porque é forte. Também me dá beijinhos e miminhos. É amigo da mãe. (Afonso Costa)
A amizade é da cor do arco-íris, porque a amizade é muito colorida. (Joana)
O Pai é meu amigo. Gosto do pai até ao céu! (Inês Marinho)
 O Pai é um amigo grande e forte, pode comigo ao colo. Adoro o pai. (Beatriz)
O Pai é amigo, giro e fofinho. Quando chega do trabalho dá-me beijos e eu dou-lhe um abraço grande. Gosto do pai até à lua. (Isabel)
O pai é um querido, um amor. Dá-me abraços e beijinhos. É tão fofinho. Gosto muito do meu papá. (Inês Ribeiro)
A amizade é um jardim cheio de corações de prata, e borboletas de diamante. (Helena)
O meu jardim da amizade diz assim: só isto – Mamã adoro-te, e gosto muito, muito da minha professora. (Maria Leonor)
No jardim apanhei flores de todas as cores para dar á mãe, que é bonita e amiga. (Gabriel)
A amizade é um coração de algodão. É ouro partilhado com carinho. (Maria)
Ter amigos amorosos faz o coração bater muito depressa. Faz assim…Tum, Tum, Tum. (Rodrigo Portas)
Ter amigos é fantástico. Tratamos deles com cuidado, com carinho e curamos as feridas. (Leonor Sofia)
Aos amigos só oferecemos coisas boas. Beijos, pinturas, flores, e também muito miminho. (Gaby)


Agora, e para terminar esta "curta postagem" a nossa professora vai dizer umas "curtas palavras":
Muito obrigada à Biblioteca da Fundação Jorge Antunes, pelo convite que nos fez.
Muito obrigada à Microliteratura na pessoa do Hélder Magalhães, pelo afeto.
Muito obrigada a todos os pais pela presença, são fantásticos!
Muito obrigada aos Triquiteiros por terem estado tão bem em palco. Ficamos todos muito orgulhosos de vós. Adorei ver os vossos rostos felizes, os sorrisos do tamanho do mundo, e as gargalhadas cristalinas! Valeu a pena, porque mais uma vez, tecemos laços e afetos!!!

28/05/2015

Hoje voltamos à biblioteca da escola EB2/3. Fomos primeiro ver uma exposição sobre "Vizela Romana", da autoria de alguns alunos do 9º ano do nosso agrupamento.


Conseguimos identificar facilmente, a ponte romana, a "Bica da Água Quente", o Túnel, e os objetos romanos. 







Ainda aproveitamos a nossa estadia na biblioteca, para requisitarmos um livro do "Asterix", personagem do filme que fomos ver ontem ao cinema, e que tanto gostamos. Por decisão do grupo, a Inês foi a nossa representante.


E este livro, foi uma boa forma, de falarmos sobre os livros em banda desenhada, e também,  neste caso, do livro do Asterix,  "livro feito em quadradinhos e retângulos." (Inês)



27/05/2015

Hoje fomos ao cinema, em "comunhão" com todos os jardins de Infância do nosso agrupamento.. Uma atividade do departamento de educação pré-escolar, em jeito de comemoração do Dia Mundial da Criança, que se aproxima.


Fomos ver "Asterix e o Domínio dos Deuses". “O imperador romano Júlio César sempre quis derrotar os irredutíveis gauleses, mas jamais teve sucesso em seus planos de conquista. Até que, um dia, ele resolve mudar de estratégia. Ao invés de atacá-los, passa a oferecer os prazeres da civilização aos gauleses. Desta forma, Júlio César ordena a construção da Terra dos Deuses ao redor da vila gaulesa, de forma a impressioná-los e, assim, convencê-los a se unir ao império romano. Só que a dupla Asterix e Obelix não está nem um pouco disposta a cooperar com os planos de César.”
Chegamos ao cinema, muito entusiasmados, e sentamo-nos nos nossos lugares, prontos a assistir à matiné infantil



Rapidamente as pipocas nos fizeram companhia, e a sessão de cinema até nos soube melhor!

 



Foi um filme muito divertido...Gostamos muito. E foi também com boa disposição que deixamos o cinema. Até o Sr.Guilherme do cinema, quis tirar uma foto connosco!


QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.