As atividades de ciência experimental
oferecem a possibilidade de conheceremos o mundo de uma forma mais
rigorosa e aprofundada, mediante a utilização de diversos procedimentos e
capacidades (observar, registar, medir, comparar, contar, descrever, interpretar)
que não são exclusivos da ciência, existindo portanto, uma forte conexão das
ciências com outros domínios, nomeadamente das expressões, da matemática e da
linguagem.
Ontem o GO, disse-nos ao final do dia : Quero fazer uma experiência com “Pintarolas”
e água …Acho que vai dar uma explosão de cores.” Ficou acordado em Diário
de Grupo que hoje iríamos fazer e foi o que aconteceu. O GO convidou os amigos
a assistir e começou por explicar como o iria fazer – “São precisos três coisas… Pintarolas, água quente e um prato”.
Dispôs as Pintarolas no prato e acrescentou
a água. Fomos observando o que estava a acontecer e formulando hipóteses.
Ao fim de mais ou menos um minuto, verificamos
que as cores das Pintarolas se misturavam umas com as outras e ao fim de algum
tempo, estas estavam brancas.
“Afinal,
a explosão de cores, foi a mistura…Estava à espera de outra coisa. Será que é
por ter chocolate no meio?” Ciência é isto mesmo… é desenvolver capacidades de
pensamento metacognitivo … experimentar e
perder-nos na procura de soluções.
Depois desta observação, o TS afirma que
já tinha feito esta experiência com a madrinha e que tinha utilizado SKITTLES.
A nossa professora foi comprar e voltamos a experimentar, agora com este
produto. Os passos foram os mesmos e novamente observamos e questionamos o que
estava a acontecer…
Concluímos que com os SKITTLES as cores também se misturavam, mas havia explosão de cores… E porquê? Os Skittles são feitos e revestidos com açúcar e corantes. A água
quente dissolve os Skittles e o açúcar e os corantes são arrastados para o
centro do prato, coisa que não aconteceu com as Pintarolas que têm chocolate.
Isto,
permite-nos concluir que a importância educativa da literacia científica, não
reside tanto nos conteúdos que aprendemos, mas antes nas competências de
pensamento e ação que desenvolvemos. Significa que os conteúdos em ciência não
devem ser vistos como fins, mas como meios, pois mais importante que os
resultados são os processos que utilizamos para chegar ao conhecimento e as
atitudes que desenvolvemos.
0 comentários:
Enviar um comentário