Regressar à escola presencialmente , fez-nos resgatar o projeto eTwinning "The Water and us". Temos que o finalizar até dia 20 de junho e durante as últimas semanas, os nossos colegas do projeto, começaram a fazer uma história, aquilo a que chamamos de "Conto Redondo". A nós coube-nos finalizar esta história.
O parágrafo final dos colegas do 4º ano da Professora Ana Teresa dizia o seguinte "Logo, ela percebeu o porquê de ele viver num aquário tranquilamente apesar de o oceano ser o melhor habitat para ele. E, reforçou a importância de não se poluir a água.
Mas de repente, surgiu-lhe outra dúvida:
- Será que há água no céu?
E foi a esta questão que tivemos de dar resposta.
O G disse logo...Claro que há, nas nuvens.
A professora perguntou: Como vai a água para as nuvens?"
A M disse: Quando o sol aquece a água do rio ele sobe e vai para as nuvens.
A ML reforçou: Depois as nuvens ficam pesadas e começa a chover.
Isso levou-nos a ver um pequeno vídeo sobre o Ciclo da Agua e depois registar as nossas aprendizagens.
Ainda fizemos uma experiência muito simples da "Evaporação e Condensação", com um tacho de água a ferver.
E depois disto tudo, o texto para o final do "Conto Redondo", ficou assim.
Claro que há água no céu, disse o
peixinho. Como sabes todos os seres vivos precisam de água para
sobreviver…plantas, árvores, animais e os humanos. A mãe natureza recicla a
água e como? Com o ciclo da água. Sabes o que é?
Quando o sol aquece a água dos
mares, rios e oceanos esta sobe para o ar e transforma-se num gás chamado
vapor de água. É a evaporação. À medida que a água se evapora, transforma-se de
novo em gotas e forma-se as nuvens. Este processo chama-se de condensação.
Então, quando as nuvens ficam muito cheias, o ar não as seguram e elas caem de
novo à terra em forma de chuva, aguaceiros, granizo e neve. É a Precipitação. A
água que cai que cai de novo nos rios e nos oceanos, rios e solos, evapora-se novamente.
O planeta terra é muito inteligente porque recicla a água constantemente, num
ciclo sem fim.
Mas hoje, não ficamos por aqui. A nossa professora fez-nos uma provocação, tendo como base a Abordagem Reggio Emilia e trouxe o oceano, e a praia para o interior... Houve novamente UAUS e Encantamento, porque a areia e o oceano vieram para o nosso interior.
Primeiro ficamos eufóricos, mas passado algum tempo, já mais calmos fomo-nos apropriando da beleza do brincar heurístico e construímos aprendizagens significativas, num ambiente fortemente estético e como diz um amigo meu num "laboratório da maravilha". Sentir a espuma, a areia nas mãos e nos pés, interações plenas...
Aproveitamos a provocação para fazermos também o nosso momento de relaxamento.
Isto é um lugar de potência, beleza, encantamento, investigação, criatividade, transformação, processos, brincar, agência da criança, porque as cem linguagens existem e porque a criatividade não cabe numa folha A4.
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