Em pleno dia Mundial da Criança, regressamos ao nosso espaço de atividades. Hoje fomos pouquinhos, mas estavamos muito felizes pelo reencontro. Depois de falarmos sobre os cuidados a ter, planeamos o dia que passou por estar o mais tempo possível no exterior... Brincar, mas um brincar heurístico.
Não fiz nenhuma provocação…foram eles que
escolheram os materiais de fim aberto que queriam levar para o exterior. A partir daí eles foram protagonistas do
seu próprio processo de conhecimento e explorar diferentes linguagens. Este espaço
acolheu e desafiou-os, promoveu a autonomia em todos os sentidos. Quando as
crianças trabalham num projeto de interesse para elas, encontrarão
naturalmente problemas e questões que desejarão investigar.
E os afetos não faltaram.
Mesmo ao fim de quase três meses de ausência eles não deixaram de me surpreender...não me canso de os observar, de tentar perceber o seu pensamento nas escolhas que fazem, de refletirem e questionarem essas próprias escolhas, para alcançarem as suas próprias aprendizagens.
Mas, não ficamos só por aqui... o papel do professor é também "facilitar" a aprendizagem no sentido de procurar "estimular" atividades diversificadas...a expressão plástica associada ao movimento , também faz parte das cem linguagem, que tanto nos fala Reggio Emilia e Malaguzzi.
Foi ao som da "Primavera de Vivaldi"que pintamos e nos movemos em liberdade (também falamos muito, tudo porque os "Uaus" estavam presentes)...as nossas pinturas do Dia Mundial da Criança.
Foi mesmo um dia de "Uaus"...
0 comentários:
Enviar um comentário