Só que ficamos com vontade de manter o cenário que tínhamos pintado. Podia ser que uma ideia surgisse para embelezarmos novamente a nossa entrada.
Esta semana, ao ouvirmos e visualizarmos a história do Pré-Histórias, aqui - http://historiasparapre.blogspot.pt/2014/01/brincadeiras-de-bonecos-de-neve.html, decidimos responder ao desafio lançado pela história só para o boneco de neve "não se derreter em lágrimas", e inventar outras brincadeiras de bonecos de neve com matemática, aliando ainda, esta brincadeira a kandinsky e às cores do inverno.
Então, pensamos em (re)construir o cenário, e pintamos uma grande árvore de inverno...só tronco e ramos. Foi difícil chegar lá ao cimo, mas conseguimos. Há quem já esteja muito crescido.
Depois, construímos o nosso boneco de neve, com círculos com as cores do inverno, que já tínhamos escolhido aquando da pintura dos círculos concêntricos de inverno, desenhamos, cortamos, picotamos.
Decoramos a cara do boneco de neve ao gosto de cada um.
Contamos quantos círculos precisávamos para o nosso nome, ou seja, correspondemos as letras do nosso nome aos círculos do boneco de neve.
E escrevemos todos o nosso nome. Até os mais pequenos (3 anos), já o fizeram.
Depois de prontos, colocamos na árvore do inverno.
A nossa porta, agora "A porta dos nomes", está quase concluída. Faltam apenas três bonecos de neve, que são dos Triquiteiros ainda doentes. Digam lá se não ficou lindo? Mas aqui o mais importante, foram os processos que levaram a este produto final, ou seja, os conhecimentos a nível linguístico e matemático, com a divisão do nome em letras e a respetiva correspondência numérica, entre outros, que através desta atividade integradora, fomos consolidando.
A história que nos deu o mote, é esta. Obrigada professora Juca!
Sem comentários:
Enviar um comentário