Triquicibernautas

08/10/2018


Achamos que precisamos de “crescer” na nossa identidade pessoal e social, e neste caso, mais concretamente, no que diz respeito à elaboração de regras, ou normas de funcionamento e convivência.
É normal que surgem alguns conflitos no seio do grupo, pelo que temos que os resolver. Como somos 25 e 16 vêm de anos anteriores, decidimos lembrar e rever o "Acho Bem" e o "Acho Mal", estratégia que temos optado nos últimos anos e que tem dado bom resultado.
Para já ficou assim. Quando acharmos que é necessário rever ou alterar, cá estamos para em grupo o fazermos. Desta forma, se vai harmonizando a vivência da vida democrática da sala.



Esta semana iremos também elaborar o quadro de tarefas e responsáveis, aliás, já escolhemos as tarefas que iremos ter na sala e no exterior. Para que isso aconteça precisamos de responsáveis, que achamos devem ser a pares ou em pequeno grupo. Este ano optamos por fazê-lo de uma forma diferente dos outros anos. A escolha que fizemos, de forma negociada/cooperada/conjunta, levou-nos aos “Fios que  unem”. Seremos todos responsáveis por nós e pelos outros, no sentido de responsabilidade efetiva, ajudando-nos mutuamente em várias situações. Quando não resultar, faremos as devidas alterações.




Assim, como crianças ativas e participativas que somos, ajudamo-nos mutuamente na construção deste instrumento de gestão partilhada. 

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.