Triquicibernautas

24/04/2018

Hoje começamos o dia a falar de um Tesouro...Jóias? Diamantes? Moedas de ouro? Nada disso... Falamos de um tesouro muito especial...A Liberdade.  Amanhá é feriado e como tal não vimos para a escola. Mas é feriado porquê? O dia 25 de abril  é um dos dias comemorativos que não devemos deixar passar em branco.
Então a nossa professora contou-nos a história "O tesouro" de Manuel Antóno Pina, que fala do 25 de Abril e do "País das Pessoas Tristes, que não tinham Liberdade."
Adoramos as imagens e ouvimos com atenção a história e alguns de nós lembraram-se do que falamos no ano passado, tanto que o DR. disse logo o nome de "Salazar"  falou do que os avós lhe tinham contado sobre o tempo do "País das pessoas tristes, onde as crianças eram também tristes".

Enquanto íamos ouvindo a história, fomos colocando questões e refletindo sobre esta parte da história de Portugal e sobre as pessoas das nossas famílias, (como o caso do avô da professora) que fizeram parte deste "País de Pessoas Tristes". Falamos de Salazar, da Pide, das escolas só para meninas ou meninos, da pobreza, da tristeza, da falta da televisão e dos livros, e da falta de tantas brincadeiras que fazemos hoje. 
De seguida vimos este filme que adoramos e pedimos para repetir. Chama-se "25 de abril num minuto" e fica aqui para verem aí em casa. 

Depois... Bem depois, demos asas à nossa criatividade/imaginação e escrevemos e pintamos  a nossa LIBERDADE .

~






Mas não ficamos por aqui. Fomos à florista comprar 25 cravos (tantos como nós), para distribuirmos às pessoas que encontrassemos.



E, ao final do, lá fomos distribuir cravos, para lembra esta data tão importante.












Mas, não podia faltar a canção que nós (os mais velhos), gostamos tanto... 


Bom feriado...Feliz 25 de abril!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.