Triquicibernautas

23/01/2018

Já cá tínhamos dado conta, que vários projetos coletivos ou individuais, tinham sido mapeados e estavam em fase de construção.
Um dos projetos, tem a ver com a QUINTA, o AGRICULTOR e as JARDINEIRAS. Para já damos conta do que se tem passado com este "tema". Na sexta-feira passada, a professora trouxe-nos uma surpresa. Nada mais, nada menos que uma QUINTA da "Science4you". Uma quinta que vai servir de maquete para outra que vamos construir. 
Seguimos  os passos que eram indicados no livro de apoio e começamos a montá-la... O chão, o celeiro, o moinho, o poço, a cerca e os animais e fomos resolvendo os problemas que foram surgindo.




Ontem, continuamos a sua montagem... Desta vez, precisávamos de colocar na quinta a estufa e o vaso com as sementes. O Kit de montagem trazia tudo o que era necessário.


Dizia no livro que aquelas "coisinhas redondas" eram TURFA e foi necessário fazer medições de água em copos próprios, para metermos dentro da água as turfas.




Passados 10 minutos de metermos as turfas na água, estas cresceram imenso e estavam prontas (terra) para serem colocadas na estufa e no vaso. 




Antes de semear, foi preciso mexer a terra, alisar e fazer pequenas "casinhas" para as sementes. Na estufa foram colocadas sementes de alface, que depois será transplantada para a nossa horta.



No vaso metemos sementes de girassol que são bem maiores que as de alface.


Com uma pipeta, molhamos a terra, conforme as instruções do livro da quinta.


Também "catalogamos" as sementeiras, escrevendo o nome na imagem correspondente.


Por fim, construímos o balde (com plasticina) para o poço da quinta. Tem que secar durante 48 horas, o que já percebemos que são dois dias.


 E cá está a nossa quinta...só falta o balde.


Hoje começamos a manhã (tal como ontem, estamos a funcionar a meio gás...as melhoras para todos os "engripados" ) com leitura de imagens sobre este assunto, bem como com o concurso 1,2,3. Os concorrentes tinham que acertar nas respostas às perguntas efetuadas pelos colegas e pela professora.



Mais tarde o grupo responsável por este pequeno projeto, fez pesquisas, desenhou, fez cartazes,etc.




Por fim, comunicaram ao grande grupo o trabalho desenvolvido.



Amanhã continuamos.


0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.