Triquicibernautas

13/11/2017

Já há algum tempo que tinha chegado à nossa sala, material de estimulação sensorial, para a aérea das ciências.
Hoje aproveitamos a presença da Terapeuta Ocupacional da ELI (que acompanha o JD), para introduzirmos algum desse material.
Começamos por alguns frascos de aromas. Tínhamos que cheirar e descobrir o prazer do jogo. Muitas recordações surgiram e tentamos adivinhar a que família pertencia esse cheiro ( fruta, flores, outros).






 

Uns foram mais fáceis de identificar, como é o caso do coco, da maçã e do limão... Houve alguns cheiros que gostamos e outros que não gostamos. Houve outros cheiros que não identificamos e iremos tentar as vezes que forem necessárias, para os identificar com precisão.


O segundo jogo, consistiu na exploração de bolas de gel. Tivemos na nossa mão algumas bolinhas, a que associamos algumas propriedades: Frio, mole e escorregadio. Também achamos parecido com a gelatina.





Percebemos que ao apertar as bolas de gel, estas se partem... Então., como fazer para que elas não se partam? A primeira sugestão, foi de dois amigos nossos e consistiu em meter as bolas num saco hermético.



Amanhã, iremos verificar, se o saco resolve ou não.  A nossa professora deu-nos outra sugestão: Meter bolinhas de gel numa bacia e acrescentar água. Amanhã iremos ver se resulta e assim termos bolinhas sensoriais que acalmam e não partem.





Já que estávamos com atividades sensoriais, houve quem quisesse explorar a areia cinética




Esta areia é pesada, macia, não suja as mãos, não mancha, não atrai pó, é sensível à água. Se por acaso se molhar, deixamos secar ao ar seco e vai voltar a ter a mesma textura que tinha antes. Em inglês a Areia Cinética, chama-se "Kinetic Sand".


Amanhã continuamos.

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.