Triquicibernautas

13/10/2017

Hoje, dia 13 de outubro, pelas 10h13 - Dia Internacional para a Redução de Catástrofes instituído pelas Nações Unidas - fomos desafiados a participar num exercício de preparação para o risco sísmico, promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, em conjunto com diversas entidades públicas e privadas. A iniciativa A TERRA TREME é um exercício de um minuto, que ajudará toda a população a conhecer e a praticar os 3 gestos que podem salvar vidas em caso de sismo.


Durante o exercício, os cidadãos devem BAIXAR-SE sobre os joelhos, uma posição que evita cair em caso de ocorrência de sismo, (também designado por terramoto ou tremor de terra). Deverão PROTEGER a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos, procurando abrigar-se, se possível colocando-se sob uma mesa resistente e segurar-se firmemente a ela. Por fim, AGUARDAR até que a ‘terra pare de tremer’.
Nesta 5.ª edição, destaca-se o trabalho conjunto com o Ministério da Educação na promoção da Educação para o Risco junto das Escolas – do pré-escolar ao secundário, num incentivo claro a uma cidadania ativa, solidária e responsável em matéria de proteção civil. O planeta tem riscos, temos de aprender a conviver com os riscos, apostar na prevenção e numa educação que promove a preparação das novas gerações para situações de emergência de maior gravidade.
Nós aderimos a esta atividade e antes estivemos a conversar sobre o que são sismos ou tremores de terra.
Aproveitando a deixa da Laura, falamos dos sismos e do que devíamos fazer e não fazer. A nossa professora, contou-nos da experiência dela, nos Açores (quando ela lá viveu) e do disparate que fez, quando houve um tremor de terra e nós rimos tanto, tanto…Ela também nos disse, que o cão do vizinho ladrou muito antes do tremor de terra e que o vizinho disse: “Vai haver uma catástrofe esta noite”… E foi mesmo.

Vimos imagens como estas…




Quando eram 10.13, a sirene tocou e lá fomos para debaixo das mesas e aguardamos um minuto. 



E vocês sentiram o sismo?

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.