Triquicibernautas

24/10/2017

Começamos o dia a falar do tempo atmosférico. Se estamos no outono, porque faz tanto calor? Porque ficam as folhas das árvores com várias cores? E porque estão estas tão secas?
Isto levou-nos ainda a conversar sobre os incêndios,  a poluição do ar, do lixo que muitas pessoas deixam na floresta, dos montes e bosques que não são limpos, dos mares cheios de plástico, da reciclagem que não é feita, e que tudo isto, leva a que o tempo esteja meio "chalado". 
Lembramos então (com um jogo), como se faz a reciclagem, até para os mais novos perceberem.




Depois fomos observar as nossas árvores e apanhar folhas do chão que foram guardadas para outra atividade.


É notório que predomina o verde, mas o amarelo, vermelho, castanho e algum laranja, também fazem parte das árvores. Ficamos a saber que estas árvores, quando chega o outono, perdem um pouco da sua energia... vão morrendo lentamente, começam a mudar de cor, caem e secam. Os adultos sabem que isto que atrás dissemos, se traduz no facto da concentração da clorofila diminuir no outono e as folhas perderem a coloração verde. Mas para nós, esta explicação da "falta de energia" das folhas, serve. Às folhas verdes que se transformam nas outras cores, os cientistas chamam pigmentos e de acordo com a estação do ano, alguns pigmentos estão mais presentes que outros.
Por falar em pigmentos, fizemos uma experiência, com as canetas de feltro (das cores do outono). Podíamos ter feito com as folhas e ver que pigmentos encontrávamos nelas, mas desta vez, fizemos assim.
Associamos as cores de outono às canetas de feltro e fizemos a "Cromatografia" das cores e ver quais os pigmentos presentes.


Protocolo  seguido foi mais ou menos este... e usamos o seguinte material: 5 copos de vidro, 5 marcadores, álcool, filtro  de café, fita cola e tesoura.





Cortamos o filtro do café ( a parte mais alta) em tirinhas . Em cada tirinha, colocamos um círculo de cor.

No fundo dos copos, metemos álcool. 



Seguramos as tirinhas no marcador correspondente com fita cola, e metemos no álcool.


Enquanto observamos, fomos levantando hipóteses : Será que a tiras vão ficar da cor do marcador? Achamos que sim. 
No final, registamos a experiência...



Podemos então verificar, que as cores dos marcadores, são formadas a partir de duas ou mais cores, ou seja, de dois ou mais pigmentos. Quando o álcool passou pelas cores, elas foram decompostas, como por ex: o verde é composto pelo azul e pelo amarelo e  o castanho é composto pelo vermelho, um pouco de amarelo, rosa e vermelho.


A explicação cientifica é esta:  Quando o papel-filtro é colocado no álcool, a substância que tem mais afinidade com o álcool (que tende a se ligar mais a esse líquido) é carregada, enquanto a substância que tem mais afinidade com o papel fica para trás ou “anda” mais devagar. Isso faz com que consigamos ver quais são os pigmentos usados para formar cada cor.

Agora que já percebemos esta experiência, iremos fazer com outras cores e ver o que acontece.

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