Triquicibernautas

11/09/2017

Quarta-feira (13 setembro), abrimos as portas a 25 crianças! Destas 25, 12 são novas nestas andanças, e claro, novos Triquiteiros.
Depois da reunião de pais que já tivemos (com adesão máxima), em que já deixamos informações importantes para o bom funcionamento do ano letivo, deixamos agora alguns conselhos úteis, necessários à boa adaptação dos vosso(as) filhos(as).



1 – Fale com o seu (sua) filho (a), sobre o Jardim de Infância. Diga-lhe que é um local familiar. Fale-lhe sobre os amigos com quem vai brincar, como vai jogar, fazer pinturas, apelando especialmente às coisas de que ele gosta. Isto irá presentear uma ideia positiva e alegre sobre esta nova fase.

2 - No primeiro dia é importante que leve o seu filho(a) ao jardim-de-infância. Com bastante tempo, faça as coisas com alguma calma, não vá a correr deixá-lo à porta. Vá com o seu filho (a) e fique lá com ele(a) algum tempo. Pode aproveitar para brincar com ele (a), com os seus novos amigos, interagir com a educadora e com outros pais. Faça-o sentir que aquele espaço é dele, mas que está lá para o apoiar. Esta partilha vai fazer com que ele se sinta mais confiante e a adaptação será mais fácil para ele e para si. Mas, não demore muito neste primeiro dia. Venha e veja a sala do seu filho(a) ajude-o a encontrar algo para fazer, dê-lhe um abraço e um beijo e diga-lhe para ter um grande dia. Mesmo que seu filho(a) fique a chorar ele(a) vai adaptar-se melhor depois que você sair, e os professores estão acostumados a lidar com as lágrimas dos primeiros dias do início do ano letivo.

3 - Deve fazer-se uma incorporação progressiva. Sempre que as oportunidades pessoais e profissionais permitirem aos pais, levem a criança por exemplo, só de manhã na primeira semana.

4 - Para que a mudança não seja tão abrupta, é importante que sejam alterados os horários que tiveram em tempo de férias e os adaptem ao “tempo de escola”. Ir mais cedo para a cama é essencial, e uma boa noite de sono é muito importante para que as  crianças sejam bem-sucedidas na escola. 10 a 12 horas de sono por noite é o tempo necessário e recomendado para crianças pequenas.

5 - Ajuste a sua rotina diária para se adequar à programação do dia-a-dia da escola. Habitue o seu filho(a) a levantar-se cedo, almoçar mais tarde e a passar algum tempo a fazer projetos de diversão ou atividades em conjunto que ajudará a colocá-lo em modo de aprendizagem, pronto para a escola.

6 - Quando você diz adeus ao seu filho/filha na escola, faça-o rapidamente, sem drama. Despedidas de comprimento, como ("Eu vou voltar, só vou comprar pão") ou melodrama ("Oh, meu filho, não chore, por favor, porque a mãe fica muito triste...") só vai tornar mais difícil este momento. Deve dizer sempre “Eu volto…mais logo, estou aqui!”.

7 - Se a criança quiser trazer um objeto que lhe transmita segurança e conforto, deixe-a trazer. Para alguns poderá ser a almofada, o ursinho, a boneca, o carrinho. O objeto em si não importa, o importante é ser uma referência que lhe dá tranquilidade.

8 - Tente manter o seu filho(a) na escola, apenas e se possível dentro do horário letivo. Depois de um longo dia na escola, as crianças precisam de tempo para relaxar e descansar do seu dia.

9 - Um pequeno-almoço saudável é muito importante. Escolha um pequeno-almoço que forneça bastante energia. É difícil concentrar-se em qualquer outra coisa quando se fica com fome.

9 - Se o seu filho(a) está acostumado a comer fora da mesa, é hora de mudar isso.  Há regras que têm de ser implementadas, e estar sentado à mesa durante a refeição é uma delas. Comer com a família na hora do jantar vai dar ao seu filho(a) uma boa chance de falar com você sobre o seu dia.

10 - Pais ansiosos e chorosos no momento da separação do filho geram crianças ansiosas e desconfiadas na capacidade protetora das outras pessoas. Devem sempre confortar a criança, dizendo-lhe que a separação é apenas temporária e garantindo-lhe que no final do dia a irão buscar. É essencial prepararem-se para a possibilidade de a criança chorar ou até berrar. Este comportamento é bastante normal, pois é a forma como a criança expressa o seu descontentamento com algo. Os pais devem ser corajosos e, simultaneamente carinhosos. Dar um beijinho, um abraço e deixar a educadora assumir o seu trabalho.

11 - Numa fase inicial, e caso haja choro e birras, os pais não devem cair na tentação de retirar a criança do Jardim de Infância, quando mostra dificuldades de adaptação. A criança pode inclusive manifestar a sua insegurança através de uma mudança no comportamento; ela pode voltar a ter comportamentos infantilizados que não correspondem à sua idade cronológica, por exemplo, passar a fazer xixi na cama quando já abandonou este hábito; dirigir-se ao quarto dos pais durante a noite, deixar de comer, tornar-se constantemente agressiva, etc… Isto é normal. Reforcem que o jardim-de-infância é um “lugar amigo, a ao fim de algum tempo a evolução será significativa, a integração far-se-á e ficarão de certeza felizes.

12 - Devem acima de tudo, transmitir-lhes segurança e motivação para terem uma maior confiança na exploração do mundo que os rodeia…

13 - Por fim…Dialoguem bastante com o educador (educadora)

A maioria das crianças faz muito bem a adaptação ao Jardim de Infância. Aborde o ano, com entusiasmo e excitação, o seu filho(a) seguirá certamente o seu entusiasmo … Não demorará muito até você perceber que a transição para o jardim de infância é tão fácil como ABC!!!

Bom ano letivo!!!

(adaptado de  http://www.teachpreschool.org/2012  /http://unikids.com.ec/blog/?p=1783)



0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.