Triquicibernautas

02/03/2017

Em dia de regresso, estivemos a "melhorar" a nossa área das ciências com material novo. Aproveitamos então, para fazer uma série de experiências, com líquidos. A intenção é mostrar através da mistura de líquidos não misciveis, que os mesmos se distribuem segundo as suas densidades, assim como outras substâncias.


Começamos por meter água e azeite, nos tubos de ensaio (que chegaram à sala há alguns dias).




Enquanto alguns de nós diziam que estes líquidos se iriam misturar, outros diziam que o azeite não se misturava na água. E foi o que aconteceu...O azeite fica sob a água, pois a densidade da água é maior que a do azeite, ou seja, segundo nós, "a água é mais pesada e o azeite é leve."
Por sugestão da Zé, ainda acrescentamos um bocadinho de areia e verificamos que a areia não se dissolvia nem no azeite, nem na água. Ficou no fundo do tubo de ensaio. Tal e qual como acontece na água do mar.

Em segundo lugar, misturamos água, tinta azul, azeite e álcool...


Enquanto íamos fazendo a experiência, levantávamos hipóteses... "O azeite não se vai misturar. Já sabemos que ele é muito leve"..."A água vai ficar azul." "O álcool vai misturar-se no azeite."
Não temos imagem do que aconteceu...Mas verificamos que a tinta se misturou com a água, tendo ficado azul, o azeite não se misturou e o álcool também não. Aliás, o álcool ficou por cima do azeite, pois é o mais leve de todos 

Em terceiro lugar colocamos água e acrescentamos óleo, corante alimentar e detergente da loiça.



As conceções prévias que íamos fazendo, iam desde o "O óleo não se vai misturar, é como o azeite" até ao "O corante vai escorrer para água, como na experiência da chuva".


Realmente o óleo não se misturou na água...O corante verde escorreu através do óleo para a água, que assim ficou verde e o detergente da loiça caiu sobre o óleo às pinguinhas.

Por último, colocamos uma taça de vidro com água e acrescentamos pimenta... 



Verificamos que a pimenta não caiu no fundo da taça, ficou a flutuar por cima da água. 


Mas porque colocamos a água e a pimenta numa taça e não num tubo de ensaio? Amanhã mostramos o que vai ainda acontecer...É que hoje já não tivemos tempo de fazer tudo. Os tubos de ensaio também ficaram assim e amanhã iremos analisar novamente e fazer os respetivos registos.


0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.