Triquicibernautas

22/03/2017

Hoje é dia de "Sarrar a Velha"... O  “Sarra-se-a-Velha” é um costume que já vem de há muito tempo, sendo uma das tradições mais antigas de Vizela, que se assinala na noite da quarta-feira que procede o terceiro domingo da Quaresma.
A meio da Quaresma acontece um ritual, uma espécie de festa, um cerimonial de descompressão, de expurgação das últimas impurezas que tenham ficado da transição do solstício para o perfeito cultivo da terra na Primavera. Um ritual, portanto, comprometido com a fertilidade das terras, mas não só. Ou seja, de uma forma mais simples e mais compreensiva para nós, é a passagem do inverno para a primavera.
Reza ainda a história que o objetivo é também serrar aquelas mulheres de idade relativamente avançadas e solteiras, ao som de cânticos fúnebres.
Atualmente a "Sarra-se- a- Velha" é encenada principalmente pelas crianças das escolas, que se passeiam pelas ruas da cidade com bonecas feitas em papel e à noite são queimadas numa grande fogueira.
Este ano, participamos no concurso das velhas Gigantes, promovido pela Câmara Municipal de Vizela e Fundação Jorge Antunes.
Esta velha teria que ter 1,5 metro de altura e deveria ser confeccionada com materiais adequados à tradição e às condições meteorológicas.
A nossa Velha Gigante foi construída por toda a comunidade educativa e foi pensada para ser a "Carmem Miranda" da alimentação, pois estamos com dois projetos que versam este tema: O projeto Passezinho e o projeto eTwinning "Healty eating and sport".




A nossa "Carmem Miranda" está desde ontem em exposição na Praça da República (assim como as outras) até dia 13 de Abril.

Os três melhores classificados recebem vales em material escolar. O primeiro lugar recebe um vale de 100 euros, o segundo um vale de 60 euros e o terceiro terá direito a um vale de 30 euros. O anúncio dos vencedores seria divulgado esta noite, mas como o evento foi cancelado devido às condições meteorológicas, ficamos a aguardar.   
Em jeito de conclusão, agradecemos com muito carinho, toda a dedicação das nossas auxiliares. Quando todos trabalham para o mesmo fim, o resultado é bastante positivo.

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.