Triquicibernautas

09/02/2017

Continuamos a fazer o registo gráfico da história "A Menina do Mar", em pequenos capítulos. Desta vez, foi este:
Não grites, não chores, não te assustes –dizia o rapaz. Eu não te faço mal nenhum.
Quero que me contes quem és, como vives, o que fazes aqui no mar e como te chamas.
Então ela parou de gritar e disse: - Chamo-me Menina do Mar. Uma gaivota trouxe-me no bico para esta praia. Pôs-me numa rocha e o polvo, o caranguejo e o peixe tomaram conta de mim. Vivemos numa gruta. O polvo arruma a casa, alisa a areia, vai buscar comida. O caranguejo é o cozinheiro. O peixe não faz nada porque não tem mãos, mas é o meu melhor amigo. Sou a bailarina da Grande Raia que é a dona destes mares. Mas eu não gosto nada da Raia e tenho medo dela. Agora, leva-me outra vez para o pé dos meus amigos que devem estar aflitíssimos.


Continuamos também às voltas com os nossos projetos. Em relação ao projeto "Descobrimentos", o AF, trouxe de casa um livro, que deu a conhecer aos amigos, pois continha duas páginas que falavam das Naus, e de instrumentos como a Bússola, o Astrolábio, a Balestilha e o Sextante, que já tínhamos visto e conversado, aquando da história "Viagem de Vasco da Gama para a Índia". Estes instrumentos ajudavam os marinheiros a saber o local exato onde se encontram.

  Posteriormente o AF, fez a seleção desta informação e apresentou o resultado final aos amigos.
´
Aproveitamos ainda para ver estas fotos ( da professora) da Nau que se encontra em Vila do Conde e que queremos visitar...


...Bem como esta foto que mostra a construção de uma Nau e que se encontra no Museu dos Descobrimentos que se encontra em frente à Nau .


De manhã, fizemos uma saída ao exterior. Pelo caminho observamos a nossa cidade, bem lá ao longe…E depois “perdemo-nos” no monte, explorando, investigando, apanhando materiais naturais, que trouxemos para a nossa área das ciências. Adoramos estas saídas!


E foram estes, os elementos naturais que trouxemos...



Dizem as OCEPE (Orientações Curriculares Educação Pré-Escolar), que “O contacto com seres vivos e outros elementos da natureza e a sua observação são normalmente experiências muito estimulantes para as crianças, proporcionando oportunidades para refletir, compreender e conhecer as suas características, as suas transformações e as razões por que acontecem. Este conhecimento poderá promover o desenvolvimento de uma consciencialização para a importância do papel de cada um na preservação do ambiente e dos recursos naturais. O conhecimento das crianças sobre a paisagem local, ou seja, o reconhecimento dos seus elementos sociais, culturais e naturais e a interação entre eles, contribui para melhorar a ligação afetiva e pessoal com esta, alicerçando a identidade local e o sentido de pertença a um lugar.”

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.