Triquicibernautas

09/01/2017

Hoje, voltamos a olhar para a "História por trás da história dos três reis magos". Lembramos que de África veio o Baltazar, da Ásia veio o Gaspar e da Europa, que é o nosso continente, é oriundo o Belchior.
A história falava também dos presentes que estes ofereceram ao menino jesus, mas isso já nós sabíamos muito bem. O que não sabíamos era a idade deles.
Qual era o mais novo? E o mais velho? E assim começa o nosso desafio matemático. As barras de Cuisenaire, são uma boa ajuda para esta atividade de grupo dos 5 anos.


Qual era o mais novo? E o mais velho? E assim começa o nosso desafio matemático. As barras de Cuisenaire, são uma boa ajuda para esta atividade de grupo dos 5 anos.
Este material tem o seu nome devido ao seu criador: Georges Cuisenaire, (1981-1980). Cuisenaire era professor de matemática na Bélgica e um dia ao ver um aluno desesperado numa aula (com alguns conceitos matemáticos) decidiu criar um material que ajudasse no ensino dos conceitos básicos de Matemática de uma forma lúdica. Então cortou algumas réguas de madeira em 10 tamanhos diferentes e pintou cada peça de uma cor; e foi assim que surgiu o "Arco-íris da Matemática".

Então, lá fomos ao nosso desafio matemático. Primeiro, tomamos contacto com o material e exploramos.

Depois, fomos ver as idades dos 3 Reis Magos...De forma colaborativa e empenhados na tarefa, lá fomos à procura da solução para os nossos problemas.
O rei mago Baltazar é Africano e tem 20 anos. Se a barra laranja vale 10, quantas barras de 10 são precisas para termos 20? Duas diz, o AF... E  rei mago Gaspar é Asiático e tem 40 anos, quantas barras de 10 saõ precisas para fazer 40? Quatro diz o AS...O rei mago Belchior é Europeu e tem 60 anos, quantas barras de 10 são precisas para termos 60? Seis, diz a ML.


E cá estão as respostas às nossas questões. O mais novo é o rei Baltazar e o mais velho é o rei Belchior. Mas, segundo o AF e o AS, "Isso já nós sabíamos...é só contar de 10 em 10".


É claro que estivemos a ver várias hipóteses...Podiamos sumar 1 a 1, ou 2 a 2, ou 5 a 5, ou até 10+9+1 (para dar 20) e assim sucessivamente. 

Como diz a brochura da Dgidc - Sentido de número e organização de dados, "Quando falamos de crianças em idade pré-escolar, o sentido de número pode ser entendido como um processo no qual elas vão aprendendo a compreender os diferentes significados e utilizações dos números e a forma como estes estão interligados.



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