Triquicibernautas

08/12/2016

O nosso projeto "No Mundo dos Dinossauros", teve ontem mais um momento de alto valor. Como estava planeado desde o inicio, visitamos a Exposição "Dinossauros da nossa terra", no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa.


Mas para lá chegar, foi preciso fazer mais de 300 Kms. O dia começou bem cedo (ainda era de noite) quando embarcamos no comboio Intercidades em Guimarães.


Andar de comboio, parece que é mesmo fixe...



Até se pode ir à janela a apreciar a paisagem...


E no comboio, o colo da professora dá para muitos...


Alguns pais, também nos acompanharam, o que foi uma preciosa ajuda.



Chegados a Lisboa (Gare do Oriente) a Policia guiou-nos até ao local onde se encontrava o autocarro que nos levaria ao Museu, mas também a outros pontos da cidade de Lisboa...

 Já no autocarro, rumamos a Belém e aos Jerónimos, onde almoçamos e passeamos.


 Encontramos o "Olaf"...e deliramos!

 Uma foto em frente aos Jerónimos para mais tarde recordar.


Ao inicio da tarde, estava marcada a visita à exposição e trabalho de campo no Museu. Chegados lá, fomos ver como "Era a história da Vida na Terra ao longo do tempo, e como eram os ambientes e as faunas da Região Oeste de Portugal há 150 milhões de anos. 
A exposição está dividida em cinco módulos, cada um dedicado a um membro geológico constituído por um conjunto de rochas sedimentares, que representa um intervalo de tempo entre o Jurássico Superior e o Cretácico. Em cada uma destas secções são apresentados alguns dos fósseis encontrados nos diferentes níveis sedimentares que afloram na Região Oeste de Portugal, com especial ênfase no concelho de Torres Vedras."


A visita à exposição foi guiada por uma Geóloga, que nos explicou tudo sobre os Dinossauros de há 150 milhões de anos. (Fósseis, esqueletos, fauna, flora, etc)



No final da visita, fomos fazer trabalho de campo. Aprendemos como se utilizam os instrumentos necessários para fazer escavações e encontrar "bocados" de dinossauro e experimentamos .

Acabamos com um caderno de campo, onde registamos os "bocados" de Dinosssauro, que encontramos na escavação.

Voltamos de autocarro, desta vez para o Parque das Nações, onde lanchamos e dissemos adeus  Lisboa e ao Tejo.

Regressamos novamente de comboio, onde a boa disposição e a brincadeira foi uma constante até ao final da viagem.

Agradecemos aos pais a companhia e ajuda que nos deram. Muito obrigada.


Um agradecimento especial, à Junta de Freguesia de S. João e ainda novamente aos pais, pelos donativos que recolheram no "Grupo Loja Sol", "Casa do Pão de ló Delicia"; "Casa Ideal"; Adega Avelino"; "Museu do presunto e do vinho" e "Loja de  Carlos António Fernandes Portas"...Casas estas, que obviamente também agradecemos. "

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.