Triquicibernautas

04/12/2016

A  manhã do dia de sexta-feira,  foi passada em articulação com a turma B  do 1º ano (professora Paula) do Centro Escolar de S.João/Enxertos e a turma do 1º ano (professora Iola) da EB Joaquim Pinto.
Aproveitamos também para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Todos juntos ouvimos e lemos a História "O Peixinho Arco-Íris", (que já havíamos mostrado aqui) que nos fala de um peixe, que com a sua cobertura de escama cintilante, era o mais belo dos peixes do mar. Ele tinha tanto orgulho nas suas escamas que quando outros peixes lhe pediam uma dessas escamas brilhante ele recusava imediatamente. Aos poucos e poucos, começou a perder os amigos e a sentir-se muito só. Mas o Peixinho Arco-Íris prepara-se para descobrir a importância de partilhar os seus bens mais valiosos com os seus amigos.


Os nossos amigos mais novos levaram-nos de barco até ao oceano, onde encontramos os peixinhos já todos coloridos.


Este é o mural alusivo ao mote "Por um Mundo Melhor", em que a mensagem principal é a importância da Inclusão, numa ótica de partilha, respeito pelos outros, sobretudo, pela diferença dos outros.
Depois da história, estivemos a refletir sobre ela e sobre a importância da solidariedade, da partilha, do carinho, do respeito pelas diferenças dos outros. Os meninos do 1º ano estiveram muito bem, nesta reflexão.


Depois do lanche conjunto, a brincadeira também foi conjunta.



Consideramos que a articulação entre estes dois ciclos é fundamental…E é fundamental a cooperação entre os profissionais de ambos os níveis educativos, pois o processo de transição da criança deverá ser “(…) uma passagem harmoniosa na e pela instituição” (Roldão, 2008, citado por Bravo, 2010: 17)
Caso para dizer: “Os saberes atuais só têm sentido se estiverem articulados com os anteriores e perspetivarem os posteriores” (Aniceto, 2010: 72)

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.