Triquicibernautas

16/11/2016

Já tínhamos começado há algum tempo, mas só agora terminamos. Com a chegada dos aniversariantes de outubro e novembro, (os anteriores foram em agosto e setembro, e ainda cá não estávamos, embora tivéssemos comemorado) surgiu a necessidade da construção de mais um instrumento de gestão do quotidiano - o quadro de aniversários.
Conversamos sobre o assunto, e concluímos que à semelhança do ano anterior, que o quadro deveria ter os meses do ano; os nomes e números dos respetivos meses (que amanhã iremos colocar, porque a responsável por esta tarefa faltou); imagens dos meses (fotos nossas para associar aos respetivos meses); a nossa fotografia com o dia do mês em que fazemos anos…Umas fotos bem divertidas.
Deitamos então mãos ao trabalho, e mais uma vez fomos implicados na construção de um instrumento de regulação social no âmbito do grupo.

O nosso quadro de aniversários é muito simples. É uma “Linha do Tempo” com os 12 meses e por cima do mês correspondente ao nosso aniversário, está a nossa foto com o dia do aniversário no sentido “Ainda vamos fazer anos”. No dia que fazemos anos, a foto passa para baixo com o sentido “Já fizemos”.

A análise de conteúdo de um quadro como este possibilita a integração de outras aprendizagens como a emergência da matemática. A contagem, a correspondência do número (algarismo) à quantidade, o conjunto de crianças que fazem anos naquele mês, a pertença ou não a esse conjunto, a ligação do número cardinal (um) ao ordinal (primeiro) etc.
Para finalizar, este quadro irá ajudar a celebrar algo tão importante, como o aniversário de cada um, com todos os afetos que isso envolve e partilhar com o aniversariante um momento de felicidade imensa

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.