Triquicibernautas

17/06/2016

Foi ontem, ao final do dia, que tivemos a nossa festa de fim de ano, com os pais e a comunidade educativa.
Um dos projetos vivenciado por nós, durante este ano letivo, foi "Meninos de todas as cores" e foi este projeto, a nossa escolha, para mostrar à comunidade.
"Era uma vez um menino branco, que vivia numa terra de meninos brancos e dizia "É bom ser branco! Porque é branco o açúcar, tão doce, porque é branco o leite, tão saboroso, porque é branca a neve tão linda..."

Esse menino tinha amigos que queriam dançar uma música portuguesa, com as mães e dançaram a "Aldeia da Roupa Branca"





Certo dia, o menino partiu numa viagem de comboio e chegou a uma terra onde todos os meninos são amarelos. Arranjou uma amiga chamada Flor de Lótus, que como todos os meninos amarelos, dizia: 
"É bom ser amarelo, porque é amarelo o Sol, É amarelo o girassol, também é amarela a areia da praia."
Essa menina tinhas vários amigos, que queriam dançar uma música asiática com as mães...Foi o que fizeram!




O menino branco meteu-se num barco para continuar viagem e parou numa terra onde todos os meninos são pretos. Fez-se amigo de uma pequena caçadora cahamada Lumumba, que, como os outros meninos pretos, dizia: "É bom ser preto! Preto como a noite, preto como as azeitonas, preto como as estradas que nos levam a toda a parte"
E essa menina tinha amigos que queriam dançar uma música africana, com as mães e pais.  Foi o que fizeram!



O menino branco entrou depois num avião, que só parou numa terra onde todos os meninos são vermelhos. Escolheu para brincar aos indios um menino de raça vermelha cahamado Pena de Águia, que dizia: "É bom ser vermelho! Da cor das fogueiras, da cor das cerejas, e da cor do sangue bem encarnado..."

Esse indio, tinha outros amigos indios, que queriam dançar uma música indígena, com as suas mães...Assim o fizeram!




O menino branco foi correndo mundo até que parou numa terra onde os meninos são castanhos. Foi até Timor e aí, encontrou uma menina chamada "Ataúro" que dizia: "É bom ser castanho! Como a terra do chão, como os troncos das árvores, como o chocolate."
A "Ataúro" tinha amigos que queriam dançar uma música Timorense, com as mães...E foi o que fizeram!




Nada melhor para terminar esta viagem pelos cinco continentes, pelos meninos de todas as cores, de que  dançar/ conviver ao som do "On ecrit sur les Murs"...Uma canção que fala precisamente das diferenças de raças/ dos sonhos que todas as raças têm e que no findo são iguais !




E o público interagia connosco!

Mais tarde, os nossos amigos que vão para o 1º ano, receberam um diploma de bom comportamento e um livro de memórias...Vestiram uma T.Shirt pintada por eles, com a assinatura de nós todos. Foi um momento muito bonito!


Depois...Bem, depois houve um momento muito emotivo... abraços sentidos dos pais para com a nossa professora. Abraços que guardam mais que meras palavras!

Por último tivemos um presente surpresa...Tão Bom! Foi a loucura total. Depois mostramos!!!

Foi uma festa muito bonita e divertida!!!

Nota: As fotos não estão muito bem, mas foi o que conseguimos arranjar. Pedimos aos pais que fotografaram e filmaram, que nos façam chegar o que têm!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.