Triquicibernautas

03/04/2016

Terminou na passada sexta-feira a submissão das histórias realizadas no âmbito do concurso promovido pela ERTE (Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas) da Direção Geral da Educação e por isso, já podemos revelar o que fizemos.



Este ano decidimos participar com uma lenda local, dando assim primazia ao património oral da nossa cidade. Esta lenda "Lenda da Ilha dos Amores", já tinha sido "trabalhada" para o eTwinning , outro projeto da DGE, em que também estamos a participar neste ano letivo - "Novelos de lendas e outras rendas".
Inicialmente foi feita a recolha da lenda em estreita colaboração com as famílias, inclusive foi lida por uma mãe na sala. 
Como era uma lenda grande e com um vocabulário menos acessível, a nossa professora fez uma leitura mais apropriada às nossas idades, não esquecendo de nos "traduzir" o significado de algumas palavras. 
De seguida, nós fizemos o reconto oral e a representação gráfica da lenda, sendo esse o produto final que enviamos para o projeto eTwinning.
Posteriormente escolhemos (por votação) os desenhos para fazerem parte do vídeo e assim terem uma certa harmonia, bem como fizemos a distribuição das falas por aqueles de nós, que se sentiam mais à vontade para gravar e que se intitularam de responsáveis por este projeto. A gravação foi feita na Rádio Vizela, a quem agradecemos o carinho com que nos receberam e a forma como acarinharam este projeto.

Está combinado e prometido uma nova ida à Rádio Vizela, assim  que o tempo ficar mais primaveril e a visita será para a turma toda.
O resultado deste trabalho foi visto por todo o grupo, que deu o seu aval a esta versão. No entanto, não foi esta a versão final a concurso, pois o vídeo só podia ter 3 minutos, pelo que tivemos que fazer alguns ajustes. De qualquer forma,decidimos partilhar esta versão, pois está mais completa. A versão mais pequena e que foi a concurso, contém mesmo assim a lenda na sua totalidade.
Agora é só aguardar pelo resultado do concurso...Mas o mais importante foi participarmos e divertimo-nos a valer!
Esperemos que gostem do nosso projeto!


Não podíamos deixar um agradecimento muito especial à professora Elsa, coordenadora das Bibliotecas do Agrupamento de Vizela, pelo apoio logístico que nos deu. Mais uma vez, a articulação entre escola/comunidade educativa foi uma mais valia!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.