Triquicibernautas

05/03/2016

Já várias vezes nos inspiramos em Gustav Klimt...E já várias vezes nos inspiramos na pintura “Árvore da vida”. 

Ao conversarmos sobre um painel que queríamos elaborar para festejar o dia do Pai, a ideia da árvore voltou novamente. Até porque o Pai juntamente com a Mãe são a fonte da nossa vida.

E quem foi Gustav Klimt?
Gustav Klimt (1862-1918) foi um pintor austríaco. Começou a sua carreira como decorador, e posteriormente tornou-se pintor, tendo sido um dos membros mais proeminentes do movimento Vienna Art Nouveau. A sua obra mais famosa é “The Kiss” (O Beijo) que nós também visualizamos e os mais velhos já conheciam da atividade do dia da mãe do ano passado.

Debruçamo-nos então, conforme combinado sobre o seu quadro abstrato “Árvore da vida”, que foi explorado de uma forma divertida, e com uma forte envolvência da nossa parte. Conversarmos sobre a pintura acima mencionada e desenhamos em papel de cenário duas árvores. Primeiro o tronco, depois adicionamos ramos grossos ou finos cheios de curvas para a direita e para a esquerda.


E mais ramos com curvas de ambos os lados. Adicionamos também pequenos ramos curvos onde o espaço permitiu, e acrescentamos folhas pequenas em forma de triângulo, quadrado, coração e outras, tudo isto de forma abstrata como Klimt o fez. Como disse a Mimi “Vamos fazer à nossa maneira e bem colorida como a vida”.






E foi à nossa maneira, com a nossa criatividade que de forma coletiva e colaborativa construímos este painel, que agora está à entrada da nossa sala, onde penduramos a fotografia do pai connosco, mas que só estará concluído quando levarmos a cabo a atividade do dia da mãe.


Estamos desta forma (entre outras) a contribuir para o nosso conhecimento cultural e artístico, promovendo o "(...) contacto com a obra e o seu criador, criando oportunidades e ambientes de vivência criativa e de experiência estética." (Brochura "As Artes no Jardim de Infância" - DGDIC- 2010), sem esquecer todas as áreas de conteúdo, aqui implícitas.

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.