Triquicibernautas

27/02/2016

Já aqui referimos que o dia da "Sarra-se-a-velha" se aproxima. Também explicamos que tradição é essa. Mas voltamos a fazê-lo: A “Sarra-se-a-Velha” é um costume que já vem de há muito tempo, sendo uma das tradições mais antigas de Vizela, que se assinala na noite da quarta-feira que procede o terceiro domingo da Quaresma.
A meio da Quaresma acontece um ritual, uma espécie de festa, um cerimonial de descompressão, de expurgação das últimas impurezas que tenham ficado da transição do solstício para o perfeito cultivo da terra na Primavera. Um ritual, portanto, comprometido com a fertilidade das terras, mas não só. Ou seja, de uma forma mais simples e mais compreensiva para nós, é a passagem do inverno para a primavera.
Reza ainda a história que o objetivo é também serrar aquelas mulheres de idade relativamente avançadas e solteiras, ao som de cânticos fúnebres.
Atualmente a "Sarra-se- a- Velha" é encenada principalmente pelas crianças das escolas, que se passeiam pelas ruas da cidade com bonecas feitas em papel.
Regra geral à noite o Callidas Clube organiza um pequeno concurso para as bonecas de papel onde se escolhe a mais bonita e no final faz-se uma fogueira com todas as bonecas, que este ano é na quarta-feira, dia 2 de março. 
O ano passado participamos nesta tradição com uma velha por criança, para queimar na fogueira, mas vamos entrar no concurso organizado pela Associação de Artesãos de Vizela, com o apoio da Fundação Jorge Antunes, Callidas Clube e Câmara Municipal de Vizela, atividade esta que é feita em conjunto com  a turma D e todas as crianças do Centro Escolar de S. João. A Velha tem de ter 1,5m de altura e deverá ser confecionada com materiais adequados a exposição às condições meteorológicas.
Começamos por montar a nossa velha (velha que foi feita a várias mãos) com material de plástico...

E de seguida fizemos a saia com tecidos que escolhemos na área dos projetos.

Na saia da velha  queríamos colocar corações (os nossos amigos quiseram colocar meninos (as) e como tal metemos mãos à obra. O tecido vermelho era bastante grosso pelo que tivemos dificuldade em cortar os corações. Optamos depois por fazer picotagem e mesmo assim foi complicado...Mas lá conseguimos!


 Depois de prontos (os corações) lá os colocamos na saia...

Entretanto os nossos amigos tinham tratado dos meninos e meninas para a saia e da parte de cima da velha...ora vejam!

Encheram a cabeça com lápis de cor velhos, fizeram colares com peças de jogos...A velha estava quase pronta. Faltava fazer a cara.


Juntamo-nos todos e lá fizemos a cara...



Ficou assim a nossa velha!


A VELHA vai a concurso na próxima segunda-feira de manhã (saberemos o resultado no dia 2 de março) e depois juntamente com outras VELHAS, integrará uma exposição ao ar livre na Praça da República!

1 comentários:

Maria da Luz Borges disse...

Muitos parabéns meninos e Rosa. Bom trabalho. A velha ficou fantástica!

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.