Triquicibernautas

12/01/2016

Desde que regressamos no inicio de janeiro, andamos há alguns dias às voltas com o nosso projeto "No tempo dos meus pais e avós", às voltas com a tradição desta época, ou seja, Reis/Janeiras, (ensaiar a canção de Reis; elaboração das coroas) ...



Mas não só. O trabalho autónomo individual pelas áreas também é feito, hoje já conseguimos brincar no exterior, pois o sol deu um ar da sua graça.  Hoje também visitamos o "TwinSpace" e vimos algumas lendas dos nossos parceiros do projeto eTwinning, como foi o caso desta lenda A Lenda de Arquimedes, que até nos deu algumas ideias, mas amanhã falamos disso.
Mas hoje também quisemos fazer uma experiência e como na rotina semanal, este dia contempla uma nova técnica de pintura, decidimos aliar a pintura à experiência.
A proposta da nossa professora foi em primeiro lugar uma pergunta: "Já alguma vez quiseram enviar uma mensagem a alguém sem que ninguém soubesse o seu conteúdo(o que lá dizia)? A resposta foi: Não!
Então vamos lá aprender a fazer mensagens secretas. Para isso precisamos de uma folha branca, cotonetes, acetona, água e iodo.
Começamos por molhar o cotonete na acetona e desenhar num papel branco aquilo que quisermos. Depois aguardamos um pouco até que seque. Ninguém consegue ver a nossa mensagem…
 É depois disto que entra a bacia com água e algumas gotas da solução de iodo.

Colocamos a nossa mensagem à superfície da água com a solução do iodo…E o que desenhamos aparece. Será magia?




E cá estão algumas das mensagens secretas!



Mas afinal o que é que aconteceu? A elevada concentração de iodo na água reage com a acetona, deixando a mensagem visível na água. Quando tiramos o papel da água, a mensagem desaparece porque a acetona deixa de estarem contacto com o iodo.

2 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Mas que experiência fantástica!
Um dia destes vou mostrá-la aos meus fixes, acho que vão adorar :-)
Obrigado por nos ensinarem coisas giras Triquiteiros... amanhã espreito para ver o que fizeram com a Lenda de Arquimedes!
Beijinhos

Romy disse...

Obrigada Juca.
Beijinhos Triquiteiros

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.