Triquicibernautas

04/01/2016

De volta, depois da interrupção letiva do Natal, num dia de muita chuva, numa nova estação do ano (inverno), num novo ano e é claro no primeiro mês deste novo ano (janeiro).
Iniciamos o 2º período (estávamos cheios de saudades) com muito boa disposição…A nossa professora quando chegou  até foi surpreendida com  “Chegou a nossa joia” pelo Eduardo, o que foi uma risota.
Começamos como sempre, ao redor da mesa grande, uma longa conversa sobre as novidades de Natal e é claro dos presentes que o Menino Jesus deixou nos nossos sapatinhos…
Parece que houve de tudo um pouco: brinquedos, jogos, carros, nenucos, tablets, bonecas e casas de bonecas, etc.

Como houve mudança de mês, houve obviamente mudança de mapas mensais, como é o caso do mapa de presenças e ficha dos dentes para levar para casa, contagens de presenças do mês passado e elaboração dos respetivos gráficos de barras, com o entendemos fazer.




Mas também planeamos o “nosso trabalho” e lembramos que esta semana é a Semana da Leitura…Quarta-feira teremos um ator a dramatizar esta história, mas a nossa professora já a leu na nossa hora do conto, para nós já estarmos preparados.


Foi também para casa um pedido para a semana da leitura…Estamos a contar convosco!

E a Isabel também lembrou que esta é a semana dos Reis Magos, e que temos de fazer coroas e cantar as janeiras (é o que dá ser finalista…lembra-se de tudo) mas disto iremos falar em pormenor amanhã, embora já estivéssemos a ver este vídeo que adoramos…


Ainda tivemos tempo para separar o material (bastante) que a mãe da Helena nos deu do atelier dela. A Helena explicou que na semana passada a professora esteve em casa dela, a escolher muito material para a nossa sala. 



A Isabel, Mimi e Helena aproveitaram logo para explorar este material…Ora vejam o que saiu daqui!



Hoje, também com mais calma, estivemos a falar do nosso novo (velho) relógio de cuco. É do pai da Maria Leonor, que nos emprestou para a nossa exposição do projeto “No tempo dos meus pais e avós”. Deixo-o cá uns dias antes do Natal e ainda não tínhamos tido a oportunidade de o olhar e ouvir com a devida atenção.
Assim à hora certa o cuco canta as horas correspondentes e um realejo sai do relógio e vem dançar…É muito bonito. Obrigada por nos emprestar este tesouro.


E para primeiro dia do 2º período, foi um dia em cheio!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.