Triquicibernautas

19/10/2015

A pouco e pouco, as rotinas vão-se interiorizando. Hoje, é segunda-feira (dia da cor vermelha…que nós escolhemos para melhor identificar o dia), e é dia de falarmos logo pela manhã, das noticias importantes de fim de semana.
Foi também dia de fazermos uma avaliação à semana da alimentação saudável, pois não foi possível fazê-lo na sexta-feira. Referimos, como é óbvio que devemos comer muitos legumes, muita fruta, carne, peixe e beber muita água.
Também referimos, que podemos comer “guloseimas” mas só em “dia de festa”.  Assim, devemos evitar os doces, gomas, rebuçados, pastilhas elásticas e alimentos açucarados, que aderem facilmente aos dentes, principalmente entre as refeições, e que devemos sempre escovar os dentes
É claro que a maioria de nós, até porque já andamos aqui há bastante tempo, referiu que devemos escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia. De manhã, depois do pequeno-almoço, e á noite, antes de ir dormir. Esta é uma das lavagens mais importantes, porque durante a noite há menor produção de saliva, havendo por isso, menor proteção dos dentes.
Vimos e ouvimos esta história “ O dentinho atrevido” da nossa amiga professora Juca, que nos ajudou a perceber melhor, tudo o que tínhamos estado a conversar.

A Isabel lembrou que ainda não levamos para casa uma ficha da lavagem dos dentes. “Não levamos este ano?” – Disse ela.
É claro que sim. Como não lavamos os dentes na nossa escola, porque esta atividade necessita de uma boa supervisão e de espaço físico condigno, o que nós não temos, então para responsabilizar os nossos pais na escovagem diária em casa, e para nós adquirirmos com mais facilidade esse hábito, introduzimos esta “Ficha de registo diário de escovagem de dentes em casa”, que no final do mês devolvemos à escola, para se fazer uma avaliação conjunta. Tem corrido muito bem…Vamos lá ver como nos portamos este ano.



Hoje já foi para casa…Os pais devem ler com muita atenção as indicações contidas na referida ficha de registo.

Lembramos também que a escova de dentes aconselhada, é a de uma escova média ou macia, com o tamanho da cabeça adequado ao tamanho da boca da criança, e deve ser substituída regularmente.
A quantidade de pasta a colocar na escova, deve ser igual ao tamanho do 5º dedo (mindinho) da criança. Ao escovar, inclina-se a escova ligeiramente para a gengiva e faz-se movimentos circulares. Começa-se pela superfície externa dos dentes mais posteriores e continua-se até ao último dente da extremidade oposta.
Se algum dos nossos visitantes estiver interessado nesta ficha, ela encontra-se Aqui . É só fazer o download.
Então, boas escovadelas e muitos verdes!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.