Triquicibernautas

15/10/2015

A história "Eu nunca na vida comerei tomate", é "linda", "fofa", "engraçada", segundo alguns dos nossos amigos da sala.

O livro conta a história da Lola, uma menina de 4 anos, e do Charlie, o seu irmão mais velho. A Lola diz: "Eu não como ervilhas, nem cenouras, nem batatas, nem cogumelos, nem esparguete, nem ovos, nem salsichas. Eu não como couve flor, nem repolho, nem feijões, nem bananas, nem laranjas. Eu, definitivamente nunca na vida comerei tomate!"
E o Charlie vai tentando dar-lhe a volta:
"A Lola não come cenouras, claro. Diz que as cenouras são para os coelhos.
- Eu nunca na vida comerei cenouras.
E eu digo:
- Oh, tu pensas que são cenouras! Mas não são cenouras. São gomas de laranja vindas de Júpiter.
- A mim parecem-me cenouras - diz a Lola.
- Mas como é que podem ser cenouras - digo eu, - se em Júpiter não há cenouras?
- Lá isso é verdade - diz Lola. - Bom, já que fizeram todo esse caminho desde Júpiter vou provar ao menos uma. Humm, nada má. - diz ela, servindo-se de mais."
Ou então, são as ervilhas que são rebuçados verdes da Verdelândia, que são feitos de clorofila, caem do céu e são extremamente raros…”
É desta forma que o irmão, vai dando a volta à Lola, e lá vai conseguindo que ela coma tudo, como podem ver na história que aqui fica.


Mais uma história que nos fala dos alimentos saudáveis, e que encaixam na "grande roda dos alimentos" que estivemos a analisar. 
Mas há muitos legumes, frutas, e outros alimentos que nós não conhecemos. Então decidimos fazer uma visita a uma superfície comercial, (aqui bem perto de nós), e fomos à descoberta dos alimentos que fazem parte da  Roda dos Alimentos", e saber os seus nomes.


Paramos no setor das frutas e legumes, e estivemos a analisar cada um dos legumes e frutas.
Encontramos nabos, cebolas, couve flor, couve roxa, chuchu, brócolos, curgetes, abóboras, alho francês, pimentos, batatas, fruta variada (maçã, banana, laranja, pera, morango), mas também, marmelo, romã, abacate, manga e diospiro.



Passamos depois para a peixaria, e foi muito engraçado ver os peixes...principalmente os grandes, e aprender os nomes deles.


Também "visitamos" a carne!

Passamos pelo corredor das massas, do arroz, das leguminosas, do óleo e do azeite...

 Observamos com atenção os lacticínios...

 E terminamos na padaria...Pois o pão também faz parte da roda dos alimentos, e falamos da grande variedade de pão que aqui tinha. 

Depois disto tudo, comprometemo-nos a cumprir o que diz a "Roda dos Alimentos"...Vamos lá dar uma ajuda aos pais em casa...


E a água que está lá bem no meio, é muito importante!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.