Triquicibernautas

02/10/2015

No inicio desta semana visitamos a biblioteca do EB2/3. Este espaço é um ótimo recurso, logo temos que o rentabilizar, e aproveitar. Para os mais novos esta foi a primeira visita.
A nossa intenção era solicitar um livro que falasse das "boas maneiras", porque alguns dos nossos amigos andavam um pouco esquecidos dos "direitos e deveres" (as férias foram grandes) e os mais novos estavam a precisar de perceber o que é isto de "direitos, deveres, regras".


O Zé Guilherme e o Afonso tinham como tarefa a explicação à Professora Elsa, do que pretendíamos.


A professora Elsa mostrou-nos um quadro com cores e números, que correspondiam à temática das obras, e lá foram procurar aos livros infantis, o livro que nós queríamos "Não faças isso Rita Salpico". Concluíram  que não tinham.


Mas a sala da biblioteca com quadro interativo, ligado ao computador, foi a solução arranjada e lá vimos e ouvimos esta história.



A história é esta...
Esta história foi explorada por todos nós, durante toda esta semana. Dialogamos sobre o que é correto ou não fazer. Foram avaliados alguns conflitos que estavam a surgir no seio do grupo, e como se poderiam resolver, bem como alguma desorganização surgida, até porque estamos todos a conhecer-nos e é necessária a elaboração de regras, ou normas de funcionamento e convivência.
Então nós fomos participantes ativos que negociamos e colaboramos na elaboração das nossas regras, a que desta vez optamos por colocar em "dois campos" - o "Acho Bem" e o "Acho Mal".
Decidimos "escrevê-las" - ilustrá-las e afixar numa das paredes da nossa sala, até porque a nossa professora acha que isto é pedagogia participativa, que contribui para o conhecimento social e diz-nos respeito a todos. 
Para já foram estas as que elaboramos, assim que acharmos que é necessário rever ou alterar, cá estamos em grupo, para o fazer.
Um pequeno grupo tomou a seu cargo o registo do "Acho Bem" e do "Acho Mal", e quando terminaram, fizeram  a primeira comunicação ao grande grupo sobre o trabalho realizado.
A Isabel e a Helena, explicaram como foram pesquisar imagens à internet, que lhes parecesse "Acho Bem" e "Acho Mal"...


E depois vieram as explicações dos registos das "regras" elaboradas e concordadas por todos.
Cá estão.De certeza que serão sempre lembradas... Vamos "crescer" na nossa identidade pessoal!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.