Triquicibernautas

09/06/2015

Estamos a pouco mais de uma semana da festa de final de ano letivo. Esta vai-se realizar no próximo dia 19 de junho, ao final da tarde.
Os preparativos já se fazem sentir, até porque as decisões já foram tomadas em grande grupo há muito tempo. Fomos nós que escolhemos o queríamos fazer; quem queríamos que fizesse parte do número que vamos apresentar, (disto falaremos mais lá para diante) e também escolhemos o papel para a nossa professora. Estávamos divididos entre dar-lhe o papel de "Fada" ou o de "Bruxa". E vai daí, um dia da semana passada, a Maria, autonomamente, decidiu resolver o problema.
Foi para o quadro, e como podem ver, fez um gráfico de barras para ajudar na votação e na decisão. Como legenda, colocou um "Chapéu preto - Bruxa" e um "Chapéu rosa, com fita - Fada". 


Pediu ajuda ao Nuno, para perguntar aos colegas qual era a intenção de voto. De seguida, este comunicava à Maria, e esta "apontava" no quadro, ao lado da legenda correspondente. 


Os dois interagiram na contagem e recontagem dos votos, para que nada falhasse.


Falta uma foto, (a final) mas esta já é exemplificativa de que a "Bruxa" ganhou, e é óbvio que a nossa professora será "Bruxa" na festa de fim de ano letivo!


E esta, que mostra a alegria dos que votaram na "bruxa"...É que houve gritos e urras de vitória.


Podemos ainda ver aqui, como a Maria explicava à nossa animadora Joana, este gráfico de barras!


Toda esta jornada de aplicação de conhecimento, só aconteceu porque a Maria e posteriormente o Nuno, tiveram ao longo destes 3 anos que aqui estão, experiências matemáticas significativas. Desenvolveram "atitudes, valores e conceções favoráveis e tornaram-se confiantes, autónomas e flexíveis na sua aprendizagem matemática", ( Rodrigo, 2010) e foram capazes de aplicar o seu conhecimento quando se confrontam com situações como esta.

2 comentários:

Paulo Topa disse...

Sempre me ensinaram que as crianças não mentem... Por isso é que o David diz que eu sou maluquinho e a Catarina está sempre a chamar-me totó ou a dizer para eu ter juízo.

Muito fixe a entrada!

Romy disse...

Obrigada Topa. Vou tentar estar á altura da "Bruxa do Penedo da Rosca". Beijinhos para todos, e rápida recuperação para ti.

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.