Triquicibernautas

19/05/2015

Hoje, quando regressávamos da horta, (estivemos a plantar alfaces) descobrimos a nossa sombra no chão. Brincamos com ela, tentamos alcançá-la como se fosse um jogo, procuramos no chão os nossos movimentos que através da sombra fazem formas. Nós já sabemos, que isto, de vermos a nossa sombra, depende da posição do sol, e da hora do dia.

Mas, há muitas formas de explorar a luz e as sombras. Decidimos hoje, explorar isto, com o retroprojetor. Oscilantes, mais ou menos intensas, as luzes e sombras brincam, sugerem formas, movimentos e até mesmo sensações. Este contraste encanta, faz sonhar…Parece poesia!


Ficamos próximos do retroprojetor para que pudéssemos ver as figuras refletidas na parede. Primeiro brincamos apenas com as nossas mãos. Estávamos encantadas com o que víamos, e seguíamos com os olhos a luz pela parede. Depois tentamos agarrar as sombras refletidas na parede…Mexemos as mãos, tentando construir animais, corações e outros símbolos, e atribuímos significado ao que fizemos.



 Colocamos peças de jogos no retroprojetor e criamos formas com os diversos objetos!




 Usamos também a luz e as nossas próprias sombras, para contornar em papel!




Um jogo bem divertido, onde "aprendemos-fazendo", noções tão importantes como a lateralidade, a motricidade fina, a noção de espaço, a iniciação à escrita, entre outros. E tentamos abarcar como diz o modelo Reggio Emilia (italiano) três dimensões da percepção: a visibilidade, a experiência estética e a sensação da passagem do tempo!

1 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Muito bem!
Mas ainda podem usar outro recurso: a PRÉ História "Tico, a história de um rato e a sua sombra" ;-)

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