Triquicibernautas

06/05/2015

Já aqui referimos Esculturas que no plano de atividades da Confraria de S. Bento das Peras, para o ano letivo de 2014/2015, encontra-se o concurso “Constrói com materiais e produtos da nossa Floresta”, do qual decidimos participar, e que tem como objetivos sensibilizar os participantes para a problemática que envolvem as florestas, incutir a observação da floresta e o que nela existe.
Também referimos, que decidimos fazer parte desse projeto com uma escultura coletiva composta pelos seguintes elementos:
- Escultura individual por sala do JI
- Escultura individual com as famílias.
- Escultura coletiva (junção das esculturas individuais) das 3 salas do nosso JI e das famílias.
Das esculturas elaboradas pelas famílias, já aqui  demos conta   Escultura-Familias, embora faltassem as esculturas destes 3 amigos.


Relativamente à escultura individual elaborada em contexto de sala de atividades, iniciamos este projeto com uma conversa sobre a floresta, o meio ambiente, a poluição, e sobre o lixo que encontramos nessas florestas. E foi com base em algum desse “lixo” que existe na floresta, que a nossa criatividade foi posta à prova, ao construirmos a nossa escultura, inspirados num artista plástico/escultor português, mais concretamente em Joana Vasconcelos.

Para esta artista qualquer coisa é potencial material de trabalho. Olha para o seu quotidiano e tudo pode ser um bom material de trabalho, desde que corresponda à mensagem que pretende transmitir.
Aproveitando este ponto de vista, dado que a diversidade e acessibilidade a diferentes materiais permitem diversas formas de exploração e, consequentemente, permitem alargar as experiências, desenvolver a imaginação e as possibilidades de expressão, deitamos mãos à obra, e começamos por projetar as nossas esculturas individuais.



Tentamos depois, que as nossas esculturas, fossem dentro possível, a réplica dos projetos.


O prazo inicial para entrega da escultura, era 1 de Maio. No entanto, este prazo foi alargado, e a data limite é hoje (dia 6 de maio). E foi hoje de manhã, que estivemos a montar a escultura coletiva (junção das esculturas individuais) das 3 salas do nosso JI e das famílias. Pedimos a ajuda do Pai José Manuel, ao qual agradecemos com muito carinho, toda a atenção e disponibilidade demonstrada.





E cá está a nossa obra de arte /ESCULTURA!

Encontra-se na Confraria do Monte de S. Bento das Peras, e pode ser visitada por todos. Pais... têm que nos levar lá!

1 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Está fantástica, uma verdadeira obra de arte colaborativa!
Muitos parabéns a todos os envolvidos.
Beijinhos fixes aos triquiteiros :-)

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.