Triquicibernautas

28/04/2015

Já aqui referimos Esculturas que no plano de atividades da Confraria de S. Bento das Peras, para o ano letivo de 2014/2015, encontra-se o concurso “Constrói com materiais e produtos da nossa Floresta” que tem como objetivos sensibilizar os participantes para a problemática que envolvem as florestas, incutir a observação da floresta e o que nela existe e promover a criatividade e originalidade na construção de objetos.
Nós decidimos fazer parte desse projeto com uma escultura coletiva composta pelos seguintes elementos:
- Escultura individual por sala do JI
- Escultura individual com as famílias.
- Escultura coletiva (junção das esculturas individuais) das 3 salas do nosso JI e das famílias.
No início do projeto, enviamos para casa, o convite para a nossa família participar também neste "Projeto/Escultura". As esculturas chegaram à nossa sala de atividades entre sexta-feira (dia 24) e o dia de hoje (28 abril).
E foram essas esculturas que estivemos hoje a observar e a relatar ao grande grupo, todo processo da elaboração das mesmas. De “espanta espíritos”, a borboletas, passando por relógios, nave espacial, etc, de tudo há um pouco. É de reforçar a ideia de que estas esculturas foram construídas com pratos, coadores, testos, CDs, elementos da natureza etc. O único pedido feito por nós (lá para casa) é que o material de base fosse redondo.
É notória no pequeno vídeo que deixamos, a nossa felicidade ao comunicar ao grande grupo as nossas produções em família.
Hoje faltaram dois amigos nossos, mas as esculturas elaboradas por eles com as famílias são estas…Esperamos que eles regressem para fazer a devida explicação da elaboração.


E agora o “retrato” final!

E desta forma, mais uma vez, conseguimos fazer uma ponte com as famílias, pois como afirma Nogueira (2005: 573) “hoje, mais do que nunca, o discurso da escola afirma a necessidade de se conhecer a família para bem se compreender a criança, assim como para obter uma continuidade entre sua própria ação educacional e a da família. E o meio privilegiado para a realização desses ideais pedagógicos será (...) o permanente diálogo com os pais”. E este diálogo pode ser feito de várias maneiras! Muito obrigada Pais!
Depois mostramos como ficou a escultura coletiva! 

2 comentários:

Anónimo disse...

Grande ideia! Significativa! Acredito neste caminho!Beijinhos para todos. Parabéns!!! Raquel Amorim

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Fantásticas as vossas esculturas,grandes famílias triquiteiras ;-)
Imagino o resultado do trabalho coletivo...
Beijinhos fixes para vós!

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.