Triquicibernautas

20/04/2015

O dia de hoje começou como começam todas as segundas-feiras...A conversar sobre as "aventuras" do fim de semana, a mudar o mapa de tarefas e responsabilidades semanais e a planear, neste caso a planear a quinzena. 
E nesta planificação cabe todos os projetos que temos em mãos, como é o caso da "Escultura Coletiva", e agora cabe também a planificação da "Festa da Mãe". E voltamos à exploração oral da "Árvore Generosa", fazendo a analogia da árvore com a mãe. Afinal, quem é que nos dá sempre tudo, sem esperar nada em troca? A mãe, claro!
Já decidimos o que vamos fazer, mas é óbvio que não podemos revelar...
Entretanto, andamos ás voltas com os nossos "Projetos Individuais" que se irão transformar em "Projeto Coletivo"
 Nas áreas as atividades, brincadeiras/descobertas também continuavam ...


Ao inicio da tarde a "Mala das histórias" trouxe-nos a "Maior flor do mundo", de José Saramago.


Uma linda história infantil (que José Saramago disse que não sabia escrever), ” A maior flor do mundo” conta-nos a história de um menino que não mediu esforços para salvar uma flor que estava a morrer…Um gesto que foi enorme!
Além de ouvirmos a história contada pela nossa professora, visualizamos também este filme.

Fizemos uma pequena exploração oral da história, e já percebemos bem a sua mensagem, mas amanhã continuaremos a explorá-la.
Registos da mesma, é que já temos alguns…



E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar? (José Saramago)

2 comentários:

Paulo Topa disse...

Gostei muito. Estou ansioso para saber o que vai sair dos vossos projetos. O Saramago foi um excelente escritor e, pelo menos a mim parece-me, que a imensa maioria dos seus livros estão mais próximo da inocência das crianças do que dos adultos.
Bom trabalho e tratem bem a Triquiteira mais velha...

Romy disse...

Obrigada pela visita Paulo Topa. Beijinhos dos Triquiteiros

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.