Triquicibernautas

02/02/2015

Nós já sabemos que o 1º Rei de Portugal foi um homem muito alto...O que nós não sabíamos era quanto media o pé do Rei.
Vai daí ouvimos esta história De que tamanho é o pé do rei, do PRÉ Histórias da Professora Juca!
No final tentamos perceber melhor, porque é que o pé do rei, não era igual ao do "aprendiz de carpinteiro", e por esse motivo a cama da rainha não tinha a medida certa. Houve logo quem dissesse, "Eu já percebi...O Rei calça um número e o Aprendiz calça outro...Não sabes, que tem um nº aqui por baixo do sapato. O meu diz 27" (Gaby). Pois claro, tem toda a razão. Mas nada com experimentarmos.
E então a Maria e a Inês serviram de modelos, e lá fomos medindo com os nossos pés, quantos pés é que elas precisavam para fazer uma cama... 

Com os pés da Professora, a Maria precisava de 3 pés de largura e 7 pés de altura, e a Inês de 2 pés de largura e 5 pés de altura (porque a Maria é maior que a Inês). Já com os pés do Afonso C. a Maria precisava de 5 pés de largura e 9 pés de altura, e a Inês de 3 pés de largura e 7 pés de altura. Os pés da professora e do Afonso são diferentes, tal qual os pés do Rei e do Aprendiz de carpinteiro. (Não temos fotos, porque a professora ou fazia uma coisa, ou outra).
Afinal, os pés têm mesmo números, para sabermos qual o tamanho dos sapatos que precisamos de comprar.

Então vamos lá fazer mais um exercício. Qual será o pé maior? O meu ou o do meu colega? Os mais velhos de nós escolheram um amigo mais novo, para poderem comparar os tamanhos. Contornaram os sapatos, compararam e procuraram o nº no interior, ou por baixo do sapato. Na maioria houve diferenças, mas numa situação os pés têm o mesmo número.



E agora os resultados!





E depois da medida dos pés virá a medida de cada um de nós...Não só de agora, mas também de quando nascemos... Vai ser muito interessante fazer comparações. O Gabriel já esteve hoje a experimentar, e já viu como cresceu.



Depois mostramos como vamos fazer isto. Por agora, fica o pedido, para os nossos pais não se esquecerem do trabalho de casa (de fim de semana).

1 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Mas que bem, eu sou suspeita, mas por cá esta PRÉ História tambem proporcionou aprendizagens engracadas! Espero que tenham gostado :-)
Eu adorei os vossos pés, tão coloridos...

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.