Triquicibernautas

17/01/2015

A Rotina Diária, é essencial para o processo ensino aprendizagem, já que nos ajuda a compreender os acontecimentos do dia a dia, ou seja, permite-nos organizar o nosso tempo.
É ao redor da mesa grande que começamos e planeamos o nosso dia. Decidimos – O que vamos fazer agora; O que podemos fazer a seguir”, permitindo diversificar as nossas aprendizagens.
Foto de inicio de ano letivo
É também no tempo de planear, que cada um de nós decide para que área é que quer ir, o que quer lá fazer e como o vai fazer. Porque ao termos a oportunidade de planear, as nossas escolhas são ações intencionais e com um objetivo. O planeamento é feito no Plano de atividades, que este ano é assim, porque temos muitos muito amigos(as) de 3 anos. Este é um instrumento essencial na regulação da vida da sala, que desenvolve a nossa autonomia e iniciativa.  
Desta forma começamos a consciencializar-nos das modalidades e da organização de trabalho (planificação), nomeadamente dos compromissos, das atividades do Plano Semanal ou Quinzenal, e dos projetos a decorrer. 
Desta forma surgem situações como estas (por ex:) no nosso dia a dia…Trabalho individual, a pares, pequeno grupo...(Todas estas situações foram documentadas pela nossa professora, ontem, sexta-feira)
(Castelo de Guimarães, nos jogos de construções, que reflete o projeto deste momento na sala.)


(Jogos no PC ou no Tablet)
(Jogos de iniciação à leitura e escrita no quadro)


 (Plasticina)

 (Jogos de Faz de Conta)
(Exploração de materiais lógico-matemáticos)

 (Exploração de instrumentos musicais)

(Pintura)


(Há quem decida que quer fazer um poema. Aqui, a Maria pegou numa folha, dobrou-a ao meio e disse: "Deste lado escrevo o poema, e do outro ilustro o poema". Assim fez... O poema reza assim: "A Dona Mafalda, casou com o Afonso Henriques; Tiveram 7 filhos...Assim, 1, 2, 3, 4,5,6, 7; E amaram-se" )

(Ou então, Organizar os nossos Portefólios…Colocar lá o que gostamos que lá fique, e que evidencia o nosso crescimento).

Nos tempos de trabalho autónomo, experimentamos, criamos, exploramos e consequentemente aprendemos com as nossas próprias ações. O papel da nossa professora é o de por ex:
- apoiar…de ajudar;
- ter estratégias de observar, perguntar, repetir e expandir-se na sua comunicação connosco.
- de nos encorajar a resolver os problemas e agir de forma independente.
- de encorajar a interação e cooperação entre todas as crianças.

Dentro da Rotina Diária, depois dos tempos de planear e trabalhar, há ainda o tempo de relembrar e avaliar… Mas disso falaremos noutro post.

1 comentários:

Unknown disse...

Hola. es una rutina muy divertida y con actividades muy variadas.

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.