Triquicibernautas

05/01/2015

De regresso, depois de duas semanas de interrupção letiva, num novo ano, o 2015, num novo mês, o de Janeiro, e com muito, mas mesmo muito frio! Até a estação do ano mudou. Estamos agora no Inverno. 
Foi tempo de contar as novidades das férias natalícias.... Que passeios efetuamos... (houve quem fosse à Aldeia Natal, quem visitasse Perlim); Com quem passamos as férias de Natal...O que mais gostamos de comer na noite da consoada...(A aletria e os mexidos, ganharam às rabanadas e bolo rei); Como fizemos a passagem de ano...Parece que o "Escada" foi muito concorrido; Falamos também do Pai Natal, de como ele entrou nas nossas casas, pela chaminé e pela janela, e até houve quem lhe visse as cuecas; Que presentes deixou...De tudo houve um pouco, mas ganharam  "As Tabeletes".
E foram os "Tablets" que nos levaram a conversar sobre os presentes que os Reis Magos levaram ao menino. A "Verdadeira História de Natal" fala-nos do nascimento do Menino Jesus, e é claro que aborda os Reis Magos e os respetivos presentes. Relembramos os seus nomes, e os seus presentes, e para melhor entendermos ouvimos esta história musicada, até porque temos muitos amigos de 3 anos na sala.


Mas isto aconteceu há muitos muitos anos atrás. E se fosse nos dias de hoje...Como é que os Reis Magos iriam visitar o menino? De avião? De comboio? Que presentes levariam? - "Tabeletes", como os que recebemos?
Pois parece que teriam que ver  a estrela com um binóculo;
- Viam as indicações no mapa do JaKe e os Piratas;
- Seguiam o GPS do telemóvel do pai;
- Seguiam as indicações da autoestrada, e se se enganassem voltavam para trás (como faz a mãe).
- E se o GPS falar chinês, ou russo, ou assim aquela língua de gaga estrangeira, e os enganar?" - "Vão em frente e dão a volta na rotunda."
- Viajavam de trotinete, limusina, avião, comboio, bicicleta, autocarro, a pé (caminhadas como faz a professora);
- Levavam muitos brinquedos, roupas e comida, que isso do Ouro, Incenso e Mirra, são presentes muito antigos...
Nada melhor do que ouvir ( e ver) uma história bem diferente sobre os Três Reis Magos, intitulada de Os 3 Reis Magos dos Tempos Modernos -  Que história mais gira e engraçada! A Constança teve muita sorte...Mas foi porque se portou muito bem! Afinal teve brinquedos...Já é moderna!
E alguns de nós até já fizeram o registo desta história, e como os Reis Magos seguiram a estrela para irem a Lisboa visitar a Constança, e como não vimos camelos na história, cada um de nós deu asas à sua imaginação...no que respeita ao meio de transporte.
De comboio!
 De trotinete!
 De avião!
 De cavalo!

Faltam alguns que ainda não estão terminados, com o é o caso da viagem dos Reis magos  de "Limusina", "mas como esta é muito grande, não tive tempo de acabar...Acabo amanhã!" (Gaby)
E foi entre os Reis antigos e modernos que passamos o nosso dia de hoje. Ainda lembramos que temos de  fazer coroas de Reis, para depois cantarmos as Janeiras, tal como é habitual, que temos que escolher a música em conjunto com os amigos das outras salas. Falamos ainda das tradições de Reis de outros países, como é o caso da Alemanha, Hungria e  da Espanha...Amanhã iremos falar disto mais a fundo, pois é amanhã que se comemora este dia. Por agora, ficamos com a história dos 3 Reis Magos dos Tempos Modernos! 



1 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Gostei de ver a vossa imaginação a funcionar e a criatividade a representar os reis magos dos tempos modernos e os seus meios de transporte...
E vi neste vosso dia muitas sintonias com o nosso: frio, tablet e outras coisas mais!
Bom ano e feliz dia de reis :-)

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.