Triquicibernautas

28/01/2015

Já aqui tínhamos referido que D. Afonso Henriques era um homem alto e forte. Era tão forte que conseguia levar na sua cintura uma espada de 5Kgs. 
Mas afinal o que é isso de ser forte? 
- Forte é aquele que levanta coisas pesadas. (Helena)
- O meu pai é forte, levanta uma mesa (Inês)
- O meu pai também é forte, consegue pôr-me de cabeça para baixo (Gaby)
- O Afonso Henriques era muito forte, pegava numa espada de 5Kgs (Inês)
Mas afinal quanto é 5 Kgs? Que instrumento usamos para pesar?
Usamos uma balança (Maria).
Será que a balança que temos na sala dá para ver quanto é 5 Kgs? Não, não dá, porque é uma balança que só pesa até 2 Kgs.
Então precisávamos de uma balança de cozinha, para fazermos a experiência da pesagem (5 Kgs). E foi essa balança que estivemos a verificar...Vimos que tem números que vão do zero o nove, que tem uma "seta" no centro, que tem "muitos 500" (Leonor). Estes "500" serão motivo de novas experiências, assim que pudermos.



Experimentamos...Pesamos vários livros com várias espessuras, e vários jogos de vários tamanhos...
E até registamos os nossos resultados!



Foi este material à nossa disposição que livremente exploramos, experimentamos, conhecemos e refletimos, porque é experimentando que aprendemos e verificamos se as nossas propostas são ou não corretas.“Pensa-se logicamente, matematicamente, enquanto se existe, enquanto se pensa, muito antes da escola e independentemente dela. Não existe um momento no desenvolvimento intelectual da criança em que não existam estruturas lógicas em formação.” (Bruno Ciar)

E será que este lobo também é tão forte como o D.Afonso Henrqiues? Nós já sabemos a resposta, pois já vimos e ouvimos a história...Mas pedimos para a professora a colocar aqui, para podermos ver em casa com a família.

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.