Triquicibernautas

08/01/2015

Hoje em conversa de grande grupo, dialogámos sobre a história. “A História por trás da história - Os três Reis Magos”. Lembramos quem escreveu e ilustrou a história, (a professora Juca),quais as personagens principais da história, que acontecimentos da história nos tinham mais marcado, e como tinha sido o final.
Vai daí, decidimos fazer o Mapa desta História (individual), que funciona como ficha de leitura da mesma. Este instrumento permite-nos conhecer e contextualizar os principais elementos da história: título, personagens, cenários, acontecimentos e final.
Estas são algumas das “produções” que foram elaboradas pelos mais velhos da nossa sala – 4/5 anos, (ainda nem todos acabamos) . Já os mais novos (3 anos) exploraram a história oralmente (recontando).

Podemos inclusive verificar neste mapa da história, que uma grande parte de nós, colocou os nomes dos 3 Reis Magos, dos presentes que levaram ao menino jesus, bem como a idade deles.


Concluindo, através das histórias "É fundamental que a criança possa vivenciar a palavra e a escuta em todas as suas possibilidades, explorando diferentes linguagens, capturando-as e apropriando-se do mundo que a cerca, para que este se desvele diante dela e se torne fonte de interesse vivo e permanente, fonte de curiosidade, de espantos de desejos e descobertas, numa dinâmica em que ela se socialize e se manifeste de forma ativa, cri(ativa), (particip)ativa em qualquer situação, não apenas “recebendo” passivamente, mas produzindo e (re)produzindo cultura" (JORGE, 2003, p.9).

1 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Adorei os vossos mapas de história!
E é para mim uma grande honra aparecer neles o meu nome no local do escritor ;-)
Muito obrigada a todos os triquiteiros, do mais pequenino até à triquiteira-mor!

Beijinhos fixes para todos vós <3

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.