Triquicibernautas

29/01/2015

Como já referimos anteriormente, se observarmos atentamente o mundo natural que nos rodeia constata-se que é possível descobrir uma enorme variedade de formas. Algumas dessas formas possuem regras e princípios de organização que as tornam mais regulares - Formas Geométricas.
Formas geométricas, que a maioria de nós já conhece. Os castelos trouxe à baila o (re)lembrar das formas mais básicas, como o quadrado, retângulo, triângulo e circulo. 
Também nas obras de arte encontramos formas. Já conhecemos Paul Klee, que é um dos maiores pintores do século XX, e é autor de uma linguagem plástica inovadora. Klee é um pintor que  utiliza muito as linhas,  as formas, e as cores, para se exprimir.
No seguimento do nosso projeto "Afonso Henriques e Castelo de Guimarães", optamos esta semana por (re)lembrar Paul Klee, e interpretar o seu "Castelo e Sol".

Começamos esta interpretação através da pintura com giz e água. Alguns de nós optaram por desenhar as formas geométricas com o giz...

Outros optaram por desenhar primeiros as formas geométricas com o lápis, e depois preenchê-las com o giz.

Houve também acabamentos diferentes para diferentes produções, como por exemplo estas, em que as formas geométricas foram contornadas com marcador preto (bico envolvido em álcool).

Ou então, produções que ficaram assim!

A (re)leitura da obra "Castelo e Sol" foi ainda feita através de desenho (contorno), recorte e colagem, para assim construir castelos inspirados em Paul Klee.




Que ficaram assim!


A arte não reproduz o que vemos. Ela nos faz ver! (Paul Klee

O que nos ajudou também a perceber  ainda melhor as formas geométricas, foi esta história do PreHistórias da Professora Juca.
                   

2 comentários:

Era uma vez... disse...

Bom dia!
Adorei visitar este cantinho virtual. Parabéns pelas partilhas e pelo excelente trabalho desenvolvido com as crianças Obrigada

Visitem-nos também...
piratinhasnoji.blogspot.com

Laura.

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Ora ainda bem que a PRÉ História vos deu uma ajudinha, é para isso que eu as faço!
Gostei muito das vossas versões do castelo e sol do Paul Klee... se ele as conhecesse, também ia gostar de certeza!
Beijinhos fixes para todos!

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.