Triquicibernautas

04/11/2014

A música faz parte do nosso dia a dia, mas a terça-feira tem na nossa rotina diária, um momento para conhecer novos músicos, ou novos instrumentos, ou novas melodias...etc.
Hoje conhecemos melhor Eric Carle (já o conhecíamos da história "A Lagartinha Comilona") ...

E a sua história "I See a Song" ou seja, "Eu vi uma canção".

A história começa a preto e branco, mas depressa se torna um livro muito colorido. É sobre um violinista que não tem cor até começar a tocar. À medida que as notas musicais saem, também se vêm imagens abstratas pintadas em bonitas cores vivas. Este é um livro contado apenas em imagens, enquanto o violinista vê formas mágicas a saírem do seu instrumento.
Encontramos esta versão em vídeo e com música, e estivemos a ouvir...



O violinista diz-nos "Senhoras e senhores: Eu vejo uma canção. Eu pinto música. Eu ouço cor. Eu toco o arco íris e a relva do chão. A minha música fala. As minhas cores dançam. venham, ouçam e deixem a vossa imaginação ver a vossa própria canção."
E nós fomos...Sentimos a música...Ouvimos o violino, o piano, os aplausos do público...




Sentimos a imaginação a brotar ao assistir a esta jornada musical mágica, que acaba com o violinista a descobrir as suas próprias cores ousadas e brilhantes. 
Nem todos quiseram fazer este "exercício" de arte...mas alguns dos que não fizeram, ao ouvir as explicações dos que fizeram, prometeram que fariam amanhã.
E o que é que brotou da nossa imaginação? 


Então ouçam na primeira pessoa a explicação do que sentimos ao ouvir o "I see a Song", quando  o dissemos à nossa professora e aos nossos amigos mais pequenos.



A Expressão Musical contribui como um meio de expressão de ideias e sentimentos e promove a concentração, a memorização, a consciência corporal e a coordenação motora. A música permite trabalhar outros domínios de forma lúdica, que como diz Isabel Ramos (1997) “São artes que apelam para uma sensibilização estética e exigem o progressivo domínio de instrumentos e técnicas, (…) as diferentes formas de expressão comportam uma dimensão educativa”.

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.