Triquicibernautas

01/10/2014

De acordo com as Orientações Curriculares para o Pré-Escolar, documento oficial orientador do trabalho neste "ciclo de ensino", a organização do espaço deve constituir uma das preocupações do educador de infância  "A organização e a utilização do espaço são expressão das intenções educativas e da dinâmica do grupo, sendo indispensável que o educador se interrogue sobre a função e finalidades educativas dos materiais de modo a planear (…) essa organização  (Orientações Curriculares, 1997, p. 37).
O espaço e a sua organização adquirem uma relevância em toda a organização do trabalho pois as crianças têm que se apropriar dele para poderem exercer todas as funções que lhe estão designadas, pu seja, a participação efetiva na gestão do seu trabalho.
Por aqui, pressupomos um espaço educativo organizado em função dos conceitos ensino-aprendizagem, de modo a permitir a realização de atividades diversificadas em diferentes modalidades de trabalho. No fundo, “O ambiente geral da sala deve ser agradável e altamente estimulante” (Formosinho, 1998: 148), acolhedor e estruturante, de modo a ter um ambiente propício às aprendizagens, promovendo a cooperação e a autonomia, cujas interações entre todos os elementos do grupo deverão ser vividas na sua plenitude, já que aqui iremos passar grande parte do nosso tempo.
Para já, este é o nosso espaço. Mas estas áreas não são estanques. Pode-se e deve-se criar novas áreas que vão ao encontro dos nossos interesses, mediante os projetos que se estiverem a desenvolver. As mudanças são feitas em consonância com todo o grupo. Desta forma familiarizamo-nos com o espaço e participamos no processo de organização.

Com estas áreas definidas... já organizadas, torna-se necessário, identificar e inventaria-las. Estas deverão estar bem definidas e identificadas com o nome, número limite de utilizadores, para nos sentirmos orientados, autónomos, e para compreendermos e cumprirmos as regras/normas da sala.  


Enquanto não chega à sala o nosso mapa de atividades  nas áreas, para planeamento das mesmas, vamos planeando e identificando assim…




Deste modo, tentamos ver o nosso  espaço  como  uma  estrutura  de  oportunidades  e  contexto  de   aprendizagem  e  de  significados à semelhança do que refere Zabalza (1987).

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